18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Filipe Luís, do Flamengo, anuncia que vai se aposentar do futebol

Filipe Luís foi bicampeão da Libertadores no Flamengo
Filipe Luís foi bicampeão da Libertadores no Flamengo. Foto: IMAGO / Action Plus

O lateral-esquerdo Filipe Luís, do Flamengo, anunciou nesta quinta-feira que vai se aposentar do futebol ao fim desta temporada. O jogador de 38 anos até gostaria de seguir atuando, mas as seguidas lesões o fizeram tomar a decisão de parar. Ele fez o anúncio nas redes sociais.

Saiba como apostar em jogos de futebol

– O sentimento que fica é só um, de gratidão. Gratidão pela diretoria que apostou em mim, que veio lá em Madri me buscar, por cada torcedor que me apoiou no estádio, que cantou meu nome, por quem me escreveu no Instagram, por quem gritou meu nome na rua, por quem me criticou, por todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Muito obrigado, sentimento de gratidão. Foram os melhores anos da minha vida, sem nenhuma dúvida – disse Filipe, no vídeo divulgado.

Filipe Luís será homenageado pelo Flamengo no jogo de domingo contra o Cuiabá, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com a camisa do clube, ele disputou 175 jogos com 111 vitórias, 32 empates e 32 derrotas. São quatro gols marcados e 10 títulos conquistados: Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa (2020 e 2021), Recopa (2020) e Cariocas (2020 e 2021).

Além do Flamengo, Filipe Luís defendeu o Figueirense, Ajax (HOL), Real Madrid Castilla (ESP), Deportivo La Coruña (ESP), Atlético de Madrid (ESP) e Chelsea (ING).

O comunicado de Filipe Luís na íntegra

Eu gostaria de comunicar a vocês que estou me retirando do futebol profissional como atleta. Foi uma decisão muito difícil, muito difícil, quem me conhece sabe, sempre disse para os meus amigos que eu gostaria de jogar até os 45, mas infelizmente não é possível. Esse ano eu tive muitos problemas físicos que me levaram a ter muita dificuldade em disputar a minha posição, disputar uma vaga no time titular, e eu sempre me prometi a quando não estivesse em condições de jogar do mesmo nível, e me sentir do jeito que eu sinto no campo, eu iria tomar a decisão de parar. Então resolvi comunicar à diretoria do Flamengo porque o Flamengo merece alguém à altura, que consiga disputar 60, 70 jogos e brigar por uma vaga no time titular de forma justa.

Então, como eu falei em outras entrevistas e em outras ocasiões, eu voltei para o Brasil para jogar no Flamengo. Eu prefiro me retirar e começar uma nova empreitada. O sentimento que fica é só um, de gratidão. Gratidão pela diretoria que apostou em mim, que veio lá em Madri me buscar, por cada torcedor que me apoiou no estádio, que cantou meu nome, por quem me escreveu no Instagram, por quem gritou meu nome na rua, por quem me criticou, por todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Muito obrigado, sentimento de gratidão. Foram os melhores anos da minha vida, sem nenhuma dúvida. E domingo, às 16h, no estádio mais especial do mundo, o estádio que eu sempre sonhei jogar quando criança, Maracanã, vai ser meu último jogo diante da nação, diante de vocês.

Gostaria de contar com a presença de todos vocês para essa linda festa, que a gente possa conquistar essa vitória, que eu possa me despedir e retribuir um pouco do carinho que vocês tiveram por mim. Quem me conhece sabe, eu não gosto de viver do passado, gosto de pensar para frente. Portanto, eu quero fechar esse capítulo, começar uma nova história no futebol, onde eu vivi toda a minha vida. Todas as emoções possíveis: alegria, tristeza, frustrações, me machuquei, fui campeão, tudo que eu pude viver na minha vida, e a pessoa que eu me tornei hoje, é por causa desse esporte maravilhoso. Portanto, eu nunca te abandonarei, até breve“.

Outro jogador que vai deixar o Flamengo é o zagueiro Rodrigo Caio. O clube optou por não renovar o contrato do defensor, que também sofreu com muitas lesões nos últimos anos. Ele também será homenageado contra o Cuiabá.

– Tudo o que vivi de alegria e tristeza, se eu colocar na balança as alegrias são muito maiores. O que eu vivi de dificuldade foi só uma página de um livro que a gente escreveu e sem dúvidas vou lembrar eternamente de tudo que vivi aqui no Flamengo com o maior carinho e gratidão – disse Rodrigo, ao site “Globoesporte.com”.

Aos 30 anos, Rodrigo ainda se vê com lenha para queimar no futebol e vai buscar um novo clube.

– Ganhei, perdi, tive minhas tristezas, e no meio do ano tive a certeza de que era o momento de sair com o coração muito em paz. Tenho certeza de que o novo ciclo será maravilhoso. Creio que Deus vai abrir uma porta especial para seguir minha carreira, construir novos objetivos e será especial – acrescentou Rodrigo.

Foram 151 jogos pelo Flamengo e 11 títulos conquistados. Os mesmos que Filipe Luís e mais o Carioca de 2019.

Leo Santos
2732 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.

Artigos mais recentes

Cesc Fàbregas assume como técnico do Como, da Itália

Antônio Carlos Zago não é mais o técnico da seleção boliviana