18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

F1: Lewis Hamilton lidera a corrida em Silverstone

- maio - 2024
IMAGO / NurPhoto

A Grã-Bretanha é, sem dúvida, o lar espiritual da Fórmula 1 e o esporte fará sua peregrinação anual a Silverstone de 7 a 9 de julho para o 73º Grande Prêmio da Inglaterra.

Silverstone, em Northamptonshire, já sediou o terceiro maior número de corridas de Grande Prêmio (57), atrás apenas de Mônaco (69) e Monza (72), e faz parte do calendário da F1 desde a temporada inaugural.

As funções de sede do Grande Prêmio da Inglaterra se alternaram entre Silverstone e Aintree de 1955 a 1962, e Silverstone e Brands Hatch de 1963 a 1986.

Silverstone foi o cenário de algumas performances incríveis nos últimos anos – incluindo a vitória de Lewis Hamilton em na chuva em 2008, a perseguição de Nigel Mansell a Nelson Piquet em 1987 e a primeira vitória de Carlos Sainz em um GP em 2022.

Com Silverstone desempenhando um papel tão importante na história do esporte, começamos a determinar quem é, quantitativamente, o piloto mais bem-sucedido de todos os tempos na pista.

Metodologia de distribuição de pontos

Para fazer isso, obtivemos os resultados de todos os 57 Grandes Prêmios da Inglaterra realizados em Silverstone no site oficial da F1 e atribuímos os pontos aos pilotos de acordo com o sistema usado atualmente. Criamos uma tabela de classificação que, quantitativamente, ajusta e compara os desempenhos de todos os 383 pilotos que correram em Silverstone.

Por exemplo. David Coulthard venceu a corrida de 2000 e, de acordo com o sistema de pontuação usado naquele ano, ele marcou 10 pontos. Se ele ganhasse a corrida hoje, receberia 25.

Naquele ano, os pontos foram concedidos apenas aos pilotos que terminaram nas seis primeiras posições, com a divisão sendo 10, 6, 4, 3, 2 e 1.

Portanto, atribuímos pontos aos pilotos que terminaram entre os 10 primeiros no GP da Inglaterra de 2000 e eles foram atribuídos de acordo com o sistema atual – 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1, 1. Isso foi repetido para todas as corridas que usaram um sistema de pontuação diferente do que está sendo usado atualmente.

Três pilotos britânicos entre os 10 primeiros

De acordo com nossa análise, Hamilton está no topo da lista graças ao seu recorde de oito vitórias em sua corrida em casa. Dois outros pilotos britânicos o acompanham no top 10: Nigel Mansell e David Coulthard.

Hamilton está muito acima de todos os outros, com 312 pontos em 17 corridas, e os que mais se aproximam dele em nossa análise são Kimi Raikkonen e Michael Schumacher, com 186 pontos cada, seguidos por Fernando Alonso, que tem 158 pontos.

Mansell e Coulthard estão em oitavo e nono lugar, com 123 e 117 pontos, respectivamente.

O único outro país que apresenta mais de um piloto na lista dos 10 primeiros é a Alemanha, com Schumacher e Sebastian Vettel (sétimo lugar com 126 pontos) como seus representantes.

- maio - 2024

Líderes em pontos por corrida

Hamilton não é o líder quando se trata de pontos por corrida em Silverstone. Essa honra cabe a Peter Revson, que venceu em sua única largada em Silverstone, em 1973, elevando sua contagem de pontos por corrida em Silverstone para 25.Peter Revson drives to victory at the British Grand Prix on 14 July 1973 at Silverstone.

Peter Revson vence o Grande Prêmio da Inglaterra em 14 de julho de 1973 em Silverstone.

Na verdade, Hamilton está em terceiro lugar nessa estatística, atrás de outro piloto icônico, Jim Clark. Clark venceu quatro Grandes Prêmios da Inglaterra consecutivos, de 1962 a 1965, e mais um em 1967. Desses, três (1963, 1965 e 1967) foram em Silverstone, e seu número de pontos por corrida é de 18,75, resultado de quatro corridas no local.

Hamilton correu em Silverstone 17 vezes e lidera a categoria de pontos por corrida quando se trata de pilotos com 10 ou mais corridas.

Maior número de vitórias e pódios

Hamilton tem um recorde estelar em Silverstone, vencendo oito de suas 17 corridas no circuito e subindo ao pódio 13 vezes.

Alain Prost, que tem o segundo maior número de vitórias em Silverstone (5), está em quarto lugar na contagem de pódios, com seis. Seu recorde de pódios é superado por Kimi Raikkonen e Michael Schumacher – ambos subiram ao pódio de Silverstone sete vezes.

A porcentagem de pódios de Prost é melhor do que a de qualquer outro piloto, com seis pódios em 10 corridas. Isso também se traduz em uma porcentagem de vitórias de 50% em Silverstone. Raikkonen tem apenas uma vitória, apesar de ter subido ao pódio sete vezes, enquanto Schumacher teve três.

Veja todos os mercados do Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone

Com informações de bet365.

Avatar de Marina Sampaio
86 artigos
Marina Sampaio é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou em agências de comunicação como especialista de conteúdo em diferentes plataformas para as editorias de Educação, Política e Beleza. Desde 2023, assumiu a responsabilidade de liderar o Apostagolos, portal focado em apostas esportivas legais e esportes. Como um entusiasta apaixonada por ambos os campos, têm o privilégio de fornecer análises, dicas e insights valiosos aos nossos seguidores.