18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Ex-seleção inglesa sobre possível final da Champions entre Liverpool e Manchester City: “Futebol está repetitivo”

Liverpool x Manchester City
Ruben Dias (à esquerda) e Mohamed Salah, do Liverpool, disputam a bola durante a partida da Premier League. Foto: IMAGO / PA Images

O futebol europeu está pegando fogo! Chegando na fase final da Liga dos Campeões, o Apostagolos conversou com o ex-jogador da seleção inglesa e bicampeão pelo Manchester United, Paul Parker. Para ele, o Real Madrid deve ganhar o Chelsea. E, ainda, Parker lamentou o fato de Manchester City e Liverpool terem 3 possíveis grandes confrontos em breve, incluindo uma possível final da Champions League.

“O que temos em breve é que eles se enfrentarão no jogo da Premier League e, no sábado seguinte, eles se enfrentarão na semifinal da Copa da Inglaterra. E então poderíamos terminar com Manchester City e Liverpool na final da Champions League. O futebol está ficando repetitivo. Não é realmente o que ninguém quer”, disse.

O ex-jogador dos Diabos Vermelhos, Paul Parker falou sobre Arsenal; sobre o jogador Bruno Fernandes e o fato do Manchester United agora está monitorando Christian Eriksen.

Acompanha a entrevista completa:

O Arsenal perdeu de forma extenuante na outra noite contra o Crystal Palace. Quão grande é esse golpe na sua busca do time pelo Top 4?

 Eu acho que é tão grande quanto foi toda a temporada, realmente. Porque eles se colocaram como um time em um bom lugar, a imprensa estava delirando sobre eles, falando sobre jogadores individuais e eu diria, típico do Arsenal, eles chegam a um ponto em que você sabe que tudo vai dar errado.

 Os jogadores-chave falam sobre baixo desempenho quando isso realmente importa. Porque esse é um jogo importante no Crystal Palace no meio da semana, sabendo que seus principais rivais, como clube, e depois seus principais rivais na perseguição da Champions League e terminou com uma vitória enfática no dia anterior e você está se preparando para outro North London Derby (Arsenal vs. Tottenham).

 O Arsenal não estava preparado. Eu acho que eles entraram no jogo onde eles apenas acreditavam que isso ia “dar certo” para eles. E deu certo, mas para o Crystal Palace.

Aquele primeiro gol foi um pouco de sorte. A bola bateu no (Joachim) Andersen, ele não sabia que tinha batido nele, e voltou e (Jean-Philippe) Mateta foi e cabeceou. Um lance corajoso de certa forma, mas eles nunca se recuperaram. Essa foi a pior coisa. Eles perderam muito cedo e, em nenhum momento, realmente controlaram o jogo.

 O Tottenham parece ter encontrado seu ritmo com 3 vitórias seguidas, é este o efeito Conte que estamos vendo agora?

 Achei que estávamos vendo um efeito Conte algumas semanas atrás, talvez alguns meses atrás. E tudo deu errado. Conte saiu para a imprensa e sussurrava muita negatividade sobre os jogadores e sua posição. Todo mundo sussurrando rumores de que ele iria embora e que já estava farto, e as coisas não estavam indo do jeito dele. E, de repente, eles pegaram alguns resultados. Alguns com um pouco de sorte, não com ótimas performances, mas ainda estão na mistura, o que é inacreditável, realmente.

Você olha para eles e eles estão jogando Newcastle e muitas pessoas estão dizendo um Newcastle rejuvenescido. Isso pode ser um problema para o Tottenham. Mas o Newcastle jogou como o Newcastle antes do Natal. Você acha que o Tottenham ainda deveria estar vencendo o Newcastle, mas ninguém pensou que o Tottenham venceria o Newcastle, você sabe, por 5 a 1. Simplesmente não fazia sentido.

Então, isso teria atrapalhado as previsões de pontuação de muitas pessoas. Então, Newcastle e Eddie Howe estão de volta à estaca zero, realmente, os bons tempos se foram.

 O Tottenham está de volta lá. O North London Derby (Arsenal vs. Tottenham) vai ser, para usar a palavra, eletrizante. Há muito mais palavras que as pessoas usarão para esse jogo, mas se alguém tiver ingressos para isso, eles podem obter um pouco mais, porque as pessoas vão querer estar lá. Sabe, vai ser uma grande noite no norte de Londres com aqueles dois na disputa. Vai acabar com as famílias, eu acho, realmente.

O vestiário do Manchester United aparentemente não está muito entusiasmado e tem ‘sentimentos mistos' sobre Erik ten Hag como técnico. O que você acha desse desenvolvimento? 

O que o futebol se tornou agora, onde os jogadores – de repente-  têm a palavra sobre quem é o técnico. Um treinador deve ter a palavra sobre seus funcionários, as pessoas que trabalham com ele. Eu nunca ouvi isso antes, e estou chocado com isso, e estou desapontado por algo assim poder surgir.

Claro, bem, eu sei que as coisas foram ditas sobre os treinadores do clube em que joguei, mas dissemos isso no vestiário como algo quando você teve um treino ruim e alguém o chamou. Ou algo sobre os técnicos que foram demitidos durante meu tempo no Fulham e no Queen's Park Rangers, e um novo chega e ouve sobre isso. Mas nunca nos viramos e falamos sobre ‘Oh, eu não gosto dele.' Estávamos todos mais preocupados se ele gostava de nós.

Não é bom para a Premier League, devo dizer. Então, eu não posso avaliar o resto das competições, mas é uma mentalidade diferente abaixo da Premier League.

 O que você tem a dizer sobre o novo contrato de Bruno Fernandes? O grande contrato o mantém no clube até o final da temporada 2025-26, com opção de prorrogação por mais um ano.

 Não é o dinheiro. Você não pode nem falar sobre o dinheiro quando está lá e todo mundo está pegando. Porque, você sabe, as pessoas o entregaram agora. Dado por mediocridade, realmente. Quando você olha para alguns dos jogadores que estão jogando nessa divisão e alguns deles nem jogam, eles apenas sentam e assistem aos jogos.

Estou surpreso que um jogador possa receber um novo contrato quando ainda faltam dois anos e meio. Quando o clube ainda não tem um treinador e você não sabe se o treinador vai apoderar-se dele e de suas jogadas.

 Você só quer saber quem está tomando as decisões agora. Ele ainda vai tomar as decisões mesmo quando o treinador entrar? Isso não é muito bom. Mas uma das razões pelas quais, talvez, eles conseguiram mantê-lo, até mesmo estender seu contrato e dar-lhe mais dinheiro, é porque eles têm um elenco ruim. Eles poderiam liberar uma equipe ruim nos fins de semana, mas apenas alguns deles podem sair a qualquer momento.

 Se alguém perguntasse para a maioria dos torcedores do Manchester United quantos jogadores eles dispensariam desse time… A maioria diria oito deles.

Mas você não pode se livrar de oito jogadores em um verão. Porque em teoria você só vai trazer quatro no máximo. As pessoas ainda chamam muito isso e começam a falar, se livrar de todos eles e isso vai sair. Mas, você não pode se livrar, de repente, de tantos que estão jogando no seu time principal. A menos que sejam jogadores realmente secundários. Os jogadores secundários vão passar despercebidos. Quando você tem jogadores que estão jogando uma quantidade suficiente de jogos e, de repente, os deixa ir, em teoria você está cortando o nariz para ofender seu rosto.

Esse é o problema que qualquer um tem ao entrar. É por isso que é uma grande construção no Manchester United, porque você só pode deixar muitos deles irem”.

O Liverpool tinha uma estrutura muito melhor. Agora, eles, de repente, saíram e trouxeram (Luis) Díaz. Ele é um jogador que começa a todo vapor. Incrível, absolutamente incrível. Você sabe, as pessoas no Manchester United falaram sobre Fernandes e o que ele fez. Díaz é para mim tudo o que o Manchester United quer e precisa agora.

 A energia em que ele toca, o ritmo em que ele toca, ele tira as pessoas de seus assentos por causa de seu desejo de continuar querendo correr e transformar o mal em bem. Ele foi para um grande clube em Liverpool e quer provar um ponto. Ele é um jogador faminto. Jovem e faminto. E por mais que Fernandes tenha sido bom para o United e tenha feito a diferença em um momento importante para Ole Gunnar Solskjaer, você se pergunta por que ele ficou tanto tempo em Portugal. 

O Manchester United é o maior clube pelo qual ele jogou ou o maior clube pelo qual ele vai jogar, por enquanto. Eu olho para isso, e você pensa consigo mesmo que um novo treinador vai querer um Fernandes? Eu não acho que ele se adapte ao tipo de futebol de Ralf e o que ele quer fazer. Não sabemos o quanto Ralf tem a dizer e o que está acontecendo também. Nós realmente não sabemos no futebol em geral hoje, quem está comandando tudo quem está fazendo isso. 

A declaração de Ralf Rangnick de que o clube precisa de ‘jogadores jovens e famintos' é uma facada nos proprietários por sua política de transferência, onde eles parecem estar se concentrando em jogadores de trinta e poucos anos?

 Ah, cem por cento. É claro e óbvio. Sir Alex entrou (Robin) van Persie e isso é por causa da posição em que ele foi colocado no final de seu mandato e é para onde ele poderia ir. Toda vez que ele tinha uma equipe, ele estava construindo outra equipe dentro de uma equipe.

 Começou comigo. Em 1991 e em 1995, ele já havia construído internamente outro time para assumir a próxima fase da competição na Champions League. Depois disso, ele ganhou a próxima Champions League em 1999, ele começou a construir outro time para continuar vencendo a Premier League para competir e tentar vencer a Champions League. E eles ganharem outra Champions League em 2008.

Depois de 2008, tudo começou a desacelerar. Os Glazers chegaram em 2005. Não sei se é tanto pelo poder de compra, acho que foi como eles conseguiram comprar e pegar os jogadores. Acho que fez diferença como Sir Alex estava trabalhando em 2013. Mas, em 2013, no que todos viram como um Van Persie envelhecido, trazê-lo ele meio que o levantou também porque ele é um jogador com muita fome e só queria vencer, ele estava desesperado para ganhar um título tardio.

 Ele e Sir Alex fizeram uma enorme diferença na última temporada, e vimos depois disso, a estrutura do United em campo tem sido um grande problema. Trazendo Ibrahimovic, um bom jogador em sua época, um grande jogador para sua idade, mas o Manchester United não venceria a Premier League ou a Champions League seguindo esse caminho”

 Mesmo agora com Ronaldo, isso não vai acontecer. Isso não vai acontecer. Então, eu só acho que se o United vai mudar, é sobre jogadores mais jovens e com mais fome. Eles vêem o clube, conhecem as pessoas que lhes dizem sobre o que é o clube e os informam que se você conseguir alguma coisa aqui, va entrar para a história. As pessoas não esquecem.

O Manchester United agora está monitorando Christian Eriksen, que pode estar disponível em uma transferência gratuita no fim da temporada. O clube deve persegui-lo? Ele foi muito impressionante no fim de semana passado na vitória sobre o Chelsea.

Ele voltou, ele fez uma enorme diferença para Brentford. Ele levantou Brentford. Ivan Toney agora está olhando onde todos esperavam, porque ele não está mais caindo tão fundo.”

 Ele é um bom jogador, mas não acho que seja o certo para o Manchester United. Não acho, por mais que ele seja bom, apenas acho que o Manchester United deveria olhar além disso e procurar alguém que se torne um Eriksen, ou até melhor que Eriksen.

Mas ir e pegar Eriksen agora, acho que é um retrocesso para o Manchester United. Por mais que os jogadores do United o tenham visto voltar e estão felizes por ele estar de volta dessa maneira, ele está fazendo isso e vendo como é bom. Ele foi contra o Chelsea.

 Você olha para um Eriksen e um Fernandes no meio-campo, não há muita energia lá dentro. Há definitivamente um lado faminto em Eriksen, ele quer provar que muitas pessoas estão erradas. Ele quer mostrar como ele é. Como ele voltou. Mas, para mim, ele não é o cara certo no Manchester United. Se o Fernandes não estivesse lá, eu diria que talvez. Seu passe é melhor que o de Fernandes. Ele dá a bola muito menos. Ele é melhor na área de ataque do que Fernandes também.

 Aleksandar Mitrovic continua marcando gols (37 gols em 38 jogos). As equipes ‘grandes' podem continuar o ignorando como alvo de transferência no verão?

 Chega a um ponto que um clube fica desesperado, e talvez já existam clubes que estão pensando seriamente nisso, porque eles já estão avaliando sua temporada e dizendo que talvez tenhamos que ir contra ele. Se você for o Fulham, terá que reinvestir em um novo contrato, apenas por uma temporada”.

 Agora, quando eles estão quase garantidos de que estão subindo (sendo promovidos) e que podem construir adequadamente, em vez de passar pelos playoffs aos trancos e barrancos. Eles podem ser positivos e dizer: estamos na Premier League, é isso que queremos fazer e queremos você. E eles podem dar a Mitrovic melhores jogadores para jogar.

Ele foi ignorado na Premier League nas duas ocasiões em que o Fulham chegou lá. A primeira vez que não foi bom o suficiente, o Fulham estava de joelhos. Na segunda vez, por algum motivo desconhecido, Scott Parker simplesmente não o interpretou. Ele é conhecido por talvez ter um pouco de agenda. Obviamente, (Rafa) Benitez o deixou por empréstimo e não o queria em Newcastle. Mas eles também deixaram Ivan Toney ir, então isso não foi bom da parte deles.

Em algum lugar ao longo da linha, você tem que apostar em um jogador e você tem que esperar que ele mudou seu jeito, ele viu o erro do seu jeito. Talvez Mitrovic tivesse, sabe, ele é um jogador para mim que só quer ganhar jogos e marcar gols. Se você der a ele os jogadores certos ao seu redor, jogadores que ele respeita e acredita que são bons o suficiente, acho que você conseguiu um jogador incrível.

 Ele não teve o melhor recorde de gols na Premier League, porque ele não tinha os melhores jogadores ao seu redor e jogadores regulares para trabalhar. Ele trabalhou com jogadores medianos na maioria das vezes na Premier League. Se você tiver muitos deles em um time, isso causará lascas. Haverá pequenos grupos em todos os lugares.

Então, o Fulham agora, neste momento, deve esperar subir e procurar se estabilizar também na Premier League. Porque a primeira vez que eles chegaram lá, eles passaram 13 anos na Premier League, então é para isso que eles querem voltar.

Mitrovic é muito importante agora, eles apostaram nele quando o pagaram também. Eles lhe pagaram muito dinheiro naquela divisão e ele respondeu. Ele lhes deu mais do que eles esperavam. A outra coisa é que eles precisam de outra pessoa. Você não pode sobreviver na Premier League com apenas um artilheiro.

O Chelsea enfrenta o Real Madrid. Alguma chance de eles se recuperarem ou será o Real Madrid ‘esmagando' os Blues?

Não acho que o Real Madrid vá esmagar o Chelsea. O Real Madrid tem 12 pontos de vantagem na La Liga neste momento. O Real Madrid é agora o que todos esperariam que fosse, como o Barcelona como o Manchester United. O Chelsea tem que se levantar. Com certeza serão melhores, sem dúvidas. O treinador não aceitará nada menos. Mesmo contra o Real Madrid, o Chelsea pode vencer o Real Madrid em dois jogos. Acho que você tem que olhar para aquele jogo no fim de semana, foi um jogo enorme para o Brentford ir para Stamford Bridge na primeira divisão e eles deram tudo porque não estavam esperando nada.” 

“Os fãs adorariam estar naquele tipo de duelo. Chelsea sendo os esnobes, você sabe, os garotos grandes do oeste de Londres, para fazer o que eles fizeram. Isso teria prejudicado o Chelsea, definitivamente prejudicado mais os torcedores do Chelsea”.

“Não acho que surpreenderia ninguém se o Chelsea eliminasse o Real Madrid, porque no final das contas acredito que os únicos times que vão eliminar os times da Premier League são os times da Premier League.”

A chave da Champions League torna possível uma final Liverpool x Manchester City. Você ainda acha que isso é possível? E quem venceria uma final com essas duas equipes?

O que temos em breve é que eles se enfrentarão no jogo da Premier League e, no sábado seguinte, eles se enfrentarão na semifinal da Copa da Inglaterra. E então poderíamos terminar com Manchester City e Liverpool na final da Champions League. O futebol está ficando repetitivo. Não é realmente o que ninguém quer.

Acho que se você acabar jogando três vezes em um curto espaço de tempo, não acho que você possa vencer todas, algo tem que dar.

Então, eu realmente não sei sobre isso. Vou continuar e dizer que acredito que o Manchester City vencerá o Liverpool no estádio Etihad. As semifinais da Copa da Inglaterra são em campo neutro, não sei. Ninguém sabe nesse. Toda a conversa vai ser sobre quem vai ganhar a tríplice coroa, quem vai ganhar a quádrupla coroa e tudo mais. Mas quando olho para o futebol, não sei.

Diana Figueiredo
132 artigos
Diana Figueiredo é jornalista há mais de 15 anos, carioca e, atualmente, mora em Paris, na França Trabalhou no Jornal Extra e no Jornal O Globo de ...