18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Estados Unidos está fora da Copa do Mundo Feminina 2023

A atacante Sophia Smith, dos Estados Unidos da América, persegue a bola contra o País de Gales.
Crédito: 2023/IMAGO / USA TODAY Network

Atuais campeãs mundiais fizeram uma campanha bastante decepcionante na Oceania.

A noite de sábado (5) e a manhã deste domingo (6) tiveram partidas das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Duas seleções continuam na disputa, sonhando com o título, enquanto outras duas arrumam as malas e voltam para casa. Confira, abaixo, como foram estes importantes duelos do torneio da FIFA.

Holanda 2 x 0 África do Sul

Às 22h, horário de Brasília, de sábado, as holandesas, atuais vice-campeãs mundiais, não decepcionaram. Elas confirmaram o seu favoritismo dentro de casa ao vencer as Sul-Africanas. A partida foi disputada na Austrália, no Melbourne Rectangular Stadium. Beerensteyn e Roord foram as jogadoras responsáveis por balançar as redes.

O grande nome da partida, sem dúvida alguma, estava debaixo das traves. A goleira da seleção europeia fez boas defesas e, em muitas oportunidades, impediu a bola de entrar. Van Domselaar é o nome da jogadora.  Ela não deixou que a atacante Kgatlana – destaque da África do Sul – se criasse dentro das quatro linhas.

Do outro lado do duelo, a goleira Swart também merece ser citada, só que como um destaque negativo. Ela fez uma defesa super fácil. Ao tentar segurar a bola, a atleta tomou um frango histórico.

Agora, a Holanda está classificada para a disputa das quartas de final. As holandesas vão encarar a Espanha, no Wellington Regional Stadium, na capital da Nova Zelândia. Este jogo vai ser na quinta-feira, dia 10 de agosto, às 22h. Vale destacar que a meio-campista Van de Donk será ausência. Ela levou um cartão amarelo nas oitavas de final e, por isso, vai ter que cumprir suspensão automática.

Já a África do Sul está eliminada. Mas, a equipe africana fez história. Anteriormente, ela nunca havia passado da fase de grupos de uma edição da Copa do Mundo Feminina. O futuro desta seleção para as próximas edições é promissor.

Suécia 0 (5) x (4) Estados Unidos

No domingo, às 6h, a bola rolou para suecas e norte-americanas decidirem quem avançaria para a próxima fase do Mundial. O palco do jogo foi o Melbourne Rectangular Stadium, na cidade de Melbourne, na Austrália.

Quem acompanhou o encontro percebeu que o duelo foi bastante acirrado e duro. Não à toa que o placar não saiu do 0 a 0 durante os noventa minutos e também a prorrogação. Foi necessária a disputa de pênaltis para o desempate do confronto. Nas cobranças, a Suécia levou a melhor, conseguindo a passagem para as quartas de final. Ao todo foram precisos 14 pênaltis.

A dificuldade citada parágrafos acima já era esperada previamente, afinal são duas equipes tradicionalíssimas do futebol feminino.

Nos 120 minutos – contanto tempo normal e prorrogação –, a goleira sueca, Musovic, fez grandes defesas. Ela, que defende a camisa do Chelsea, da Premier League, impediu as adversárias de abrirem o placar.

Vale destacar que esta eliminação dos Estados Unidos é histórica. Nunca as norte-americanas tinham sido eliminadas antes das quartas de final. Elas são o país atual campeão mundial e o que tem o maior número de títulos (1991, 1999, 2015 e 2019). A campanha na Oceania foi muito ruim: um resultado positivo e três igualdades.

A Suécia vai pegar o Japão na sexta-feira, 11 de agosto, às 4h30, no Eden Park, em Auckland, na cidade de Nova Zelândia.

Leandro Gaignoux
326 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.

Artigos mais recentes

Internacional mira Roger Machado para o lugar de Eduardo Coudet