Equipes europeias agora vão se enfrentar na semana que vem para decidir que vai à final
A primeira semifinal da Copa do Mundo Feminina 2023 está formada. Na noite desta quinta (10) e na madrugada de sexta-feira (11), espanholas e suecas passaram pelas quartas de final. Para saber como foi o desempenho destes países em seus últimos jogos no torneio da FIFA, confira abaixo os resumos:
Espanha 2 x 1 Holanda
A bola rolou às 22h, horário de Brasília, na quinta-feira, no Wellington Regional Stadium, na Nova Zelândia. Os gols das espanholas foram marcados por Paralluelo e Caldentey, enquanto Van der Gragt fez para as holandesas.
Como já era previsto anteriormente, a partida foi bastante disputada e emocionante. Exemplo disso é que a vitória do país da Península Ibérica aconteceu na prorrogação, depois dos noventa minutos regulamentares.
No primeiro tempo, a Espanha foi a dona do jogo, controlando as ações e dificultando a vida da Holanda. O problema é que a La Roja não conseguiu transformar a sua superioridade em gol, levando o empate de 0 a 0 para o intervalo.
O cenário foi mantido da mesma maneira para a segunda etapa do duelo. O primeiro gol saiu com Candentey, de pênalti, aos 35 minutos. O tento saiu depois da zagueira Van der Gragt tocar a mão na bola dentro da grande área.
No entanto, dez minutos depois, a defensora holandesa conseguiu se redimir e fazer o gol do empate, levando o jogo para a prorrogação. Ela fez o seu time crescer na partida e soltou uma bomba de fora da área para empatar.
Na prorrogação, aos cinco minutos do segundo tempo, o desempate deste encontro das quartas de final veio com Paralluelo. Ela entrou dentro da área rival e bateu no canto direito da goleira. Antes de a bola entrar, ela bateu na trave. O curioso é que neste momento da partida a Laranja Mecânica estava melhor, tendo as melhores ações.
Japão 1 x 2 Suécia
Na outra partida das quartas de final, a bola rolou às 4h30, no Eden Park, na cidade de Auckland, também na Nova Zelândia. O Japão, até então, era a única seleção campeã do mundo viva na disputa da Copa do Mundo Feminina 2023. O gol japonês foi marcado por Honoka Hayashi. Amanda Ilestedt e Filippa Angeldal balançaram a rede para os tentos suecos.
Quem madrugou para ver este jogo certamente esperava uma atuação melhor das japonesas. Até então, a equipe da Terra do Sol Nascente vinha ganhando de todo mundo com uma certa facilidade. Ela havia feito 14 gols e sofrido apenas um.
Dentro de campo, o que foi visto foi um cenário diferente. Quem comandou a partida e teve as melhores jogadas foram as suecas. O primeiro gol saiu aos 31 minutos do primeiro tempo, por meio de uma cobrança de falta na entrada da área. No rebote, depois de ninguém afastar a bola, Amanda Ilestedt finalizou para a o gol rival.
No segundo tempo, as japonesas até ensaiaram uma reação. Só que elas não contavam com o segundo gol rival. Aos cinco minutos, Filippa Angeldal ampliou o placar com uma cobrança de pênalti. Na jogada anterior, a bola bateu na mão de Nagano.
Em total desvantagem no marcador, o Japão não tinha outra alternativa a não ser se lançar ao ataque. Aos 31 minutos, também de pênalti, a seleção da Ásia quase conseguiu diminuir o placar e se manter vivo na disputa. Ueki foi empurrada dentro da área. Ela cobrou na trave.
O gol japonês foi feito faltando apenas quatro minutos para a juíza encerrar a partida. Honoka Hayashi completou para a meta rival depois de a zaga da Suécia não conseguir afastar uma bola na entrada da área. A partir daí ficou difícil chegar ao empate e o jogo terminou 2 a 1 para o país da Europa.
Semifinal 1
A primeira semifinal desta Copa do Mundo Feminina 20023 vai ser jogada na próxima terça-feira, 15 de agosto. A partida será às 5h, horário de Brasília, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia.