18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Deu Palmeiras! As maiores vendas de clubes brasileiros para Europa

As maiores vendas de clubes brasileiros para Europa - fevereiro - 2024
Danilo foi do Palmeiras para o Nottingham Forest na maior transferência envolvendo brasileiros e clubes europeus

Depois de vencer o Flamengo na Supercopa do Brasil, o Palmeiras levou a melhor de novo sobre o rubro-negro. A janela de inverno de transferências para o futebol europeu fechou e o alviverde foi o responsável pela melhor venda por parte de um clube brasileiro. A segunda negociação que movimentou mais dinheiro foi do time carioca.

Dois volantes de 21 anos, importantes nas campanhas vitoriosas de seus times nos últimos anos, protagonizaram a disputa particular de Palmeiras e Flamengo no mercado. Ambos foram para equipes do futebol inglês. Danilo acabou mais valorizado do que João Gomes.

A seguir, o “Apostagolos.com” mostra um balanço do desempenho dos clubes brasileiros nesta janela e quais jogadores do país movimentaram maiores cifras. Os dados foram levantados no site especializado “Transfermarkt”.

As cinco maiores vendas de clubes brasileiros

O Palmeiras bateu o Flamengo como o clube responsável pela maior venda. Na lista dos cinco maiores negócios destaque para quantidade de volantes, destaque para a ida de Jeffinho do Botafogo para o Lyon, cheia de reviravoltas, que se tornou a maior venda da história do clube alvinegro, por 10 milhões de euros. Em comum entre todos os jogadores, jovens, com 23 anos ou menos. Com exceção do novo atacante do Lyon, todos com histórico de passagens por seleções brasileiras de base. Andrey Santos, por exemplo, está atualmente a serviço da seleção sub-20 que disputa o Sul-Americano da categoria. E tem sido um dos grandes destaques da equipe.

JogadorClube de origemClube de destinoValor (euros)
DaniloPalmeirasNottingham Forest (ING)20 milhões
João GomesFlamengoWolverhampton (ING)18,7 milhões
Andrey SantosVascoChelsea (ING)12,5 milhões
JeffinhoBotafogoLyon (FRA)10 milhões
AbnerAthleticoBetis (ESP)7 milhões

Os dez maiores negócios envolvendo brasileiros

Danilo foi também o maior negócio envolvendo jogadores brasileiros por clubes europeus. Chama a atenção a presença de transferências em que o clube europeu, em vez de comprar o brasileiro de um time do país, vende o jogador de volta. Três exemplos são a ida de Gerson para o Flamengo, negociado pelo Olympique de Marselha, a de Ayrton Lucas para o rubro-negro, vendido pelo Spartak Moscou, e a contratação do atacante Wanderson pelo Internacional. Ele era jogador do Krasnodar, da Rússia. Além disso, mostra uma procura maior no mercado por meias, laterais e atacantes de lado. Goleiros, zagueiros e centroavantes não apareceram entre as principais negociações.

JogadorClube de origemClube de destinoValor (euros)
DaniloPalmeirasNottingham Forest (ING)20 milhões
João GomesFlamengoWolverhampton (ING)18,7 milhões
GersonOlympique (FRA)Flamengo15 milhões
Andrey SantosVascoChelsea (ING)12,5 milhões
JeffinhoBotafogoLyon (FRA)10 milhões
EvanderMidtjylland (DIN)Portland (EUA)9 milhões
AbnerAthleticoBetis (ESP)7 milhões
Ayrton LucasSpartak (RUS)Flamengo7 milhões
Matheus MartinsFluminenseUdinese (ITA)6 milhões
WandersonKrasnodar (RUS)Internacional4,5 milhões
Diana Figueiredo
202 artigos
Diana Figueiredo é jornalista há mais de 15 anos. Trabalhou no Jornal Extra e no Jornal O Globo de 2012 a 2018, onde escreveu para editorias como economia, mundo e turismo. No Jornal O Globo escreveu também no blog Aqui se Bebe sobre cervejas e uma coluna de mesmo nome no caderno RioShow. Entusiasta do mundo das apostas esportivas legais e dos esportes, desde 2016 é também editora do blog de viagens Diana Viaja.