18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

David Luiz é apresentado pelo Flamengo: ‘É mais um grande desafio’

O zagueiro David Luiz, mais novo reforço do Flamengo, foi apresentado nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu. Ao lado do presidente Rodolfo Landim e dos dirigentes Marcos Braz e Bruno Spindel, o jogador de 34 anos, que assinou contrato com o Rubro-Negro até dezembro de 2022, respondeu as perguntas dos jornalistas e mandou um recado para a Nação.

Saiba como apostar na Copa do Brasil.

– É mais um grande desafio da minha vida. Entendi durante a minha caminhada que é o que eu sempre gostei, o que me fez ter oxigênio de ir em busca. São os grandes desafios, as coisas difíceis – começou por dizer o craque, que teve propostas de outros clubes, do Brasil e da Europa.

– É uma das melhores páginas que vou viver na minha carreira – acrescentou.

David Luiz começou a carreira no Vitória. Logo menino, transferiu-se para a Europa para defender o Benfica. Passou também por Chelsea, PSG e Arsenal. Ele disputou a Copa do Mundo de 2014 pela Seleção Brasileira, assim como a Copa das Confederações de 2013.

Confira abaixo mais trechos da entrevista!

Primeiras palavras – “É com imenso prazer e tocando meu coração que falo que sou jogador do Flamengo. Primeiro, quero agradecer ao presidente, ao Marcos, ao Bruno, e a todas as pessoas que fizeram parte para eu viver esse sonho.

Não chegamos a lugar nenhum sozinho, não decidimos nada sozinho, e o mais importante são as pessoas. Não conseguimos ser felizes sozinhos. Foram muitas as pessoas que me influenciaram, me guiaram e mostraram o quão grande seria esse desafio.

O Marcos tentou detalhar o tempo que demorou para decidirmos. São decisões difíceis no sentido de vida, mas bem pensadas. E quando você é honesto e pensa da maneira correta, divide isso, você tem uma decisão tranquila, em paz e totalmente feliz.

Sei dos meus desafios, sei o grande que é o projeto e o Flamengo. O Flamengo sempre foi grande e sempre será grande, mas hoje consegue dar coisas grandes por causa do projeto sólido”.

Início das negociações“Foram inúmeros momentos na minha caminhada no futebol em que tive a felicidade de conhecer pessoas no Flamengo que já desempenhavam um grande trabalho. Quando a gente começou a falar realmente disso, foi um dia especial que vocês não vão saber quando foi”.

Projeto de hegemonia“É isso que me move, me motiva e me faz continuar jogando futebol. Isso que me faz ter a mesma energia. Fui embora garoto, mas volto garoto também, com energia e paixão. Futebol é minha vida”.

Adaptação“A adaptação vai ser fácil. Conheço inúmeros jogadores do elenco e dá para ver o que exala nesta equipe. Exala alegria, compaixão, harmonia. É muito fácil entrar em uma atmosfera realizada no contexto positivo”.

Seleção“Minha cabeça está totalmente voltada para o Flamengo. Minha decisão de vir para cá foi para encarar todos os desafios e ambições. Em um jogador de futebol, se não existir a ambição de defender seu país, ele está na profissão errada. Tenho, sim, a ambição. O futuro a Deus pertence”.

Futebol brasileiro“Futebol é uma caixinha de surpresa, é o clichê da frase, mas já conheço um pouquinho. Vou encontrar desafios diários de curto e longo prazo, mas vou saber lidar com tudo isso. Eu quero isso para minha vida, quero estar aqui, quero estar no campo correndo e me dedicando para me colocar na melhor condição física possível. Fazer aquilo que eu mais amo, que é jogar futebol”.

Decisão de retorno ao Brasil“Adaptação minha, da família, laços de amizade, pessoas do dia a dia. Isso que nos move. Muitas das vezes, não temos a consciência de que é importante lembrar que são as pessoas que nos trazem felicidade, que do outro lado tem a parte humana que faz parte. Para mim, isso é muito importante.

O que mais eu vou sentir falta e o que me fez pensar, são as pessoas que conheci. Mas tenho também a oportunidade de conhecer novas pessoas e viver novos momentos que vão me trazer felicidade”.

Diferença da Europa para o Brasil“O dia a dia vai me mostrar isso. Tenho que me capacitar para todo tipo de dificuldade”.

Primeiro treino

Após a entrevista coletiva, David Luiz realizou o seu primeiro treino no clube. Primeiro, fez um trabalho na academia. Depois, foi ao campo. O atleta também passou por exames. Em boa forma física, o jogador não deve demorar a estrear com o Manto. Ele não atua, vale lembrar, desde maio.

Copa do Brasil

Ainda sem David Luiz, o Flamengo enfrenta o Grêmio, nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O jogo terá a presença de público (35% da capacidade do estádio). O jogo de ida, disputado na Arena do Grêmio, vale lembrar, terminou com o placar de 4 a 0 para o Rubro-Negro.

Desfalques

O Flamengo terá alguns desfalques importantes para a partida desta quarta. O meia De Arrascaeta, que se machucou na partida contra o Palmeiras, é um deles. O craque uruguaio tem um estiramento na região posterior da coxa esquerda. Ele, no entanto, não deve ser problema para os jogos das semifinais da Libertadores contra o Barcelona (EQU). O jogo de ida está marcado para o dia 22, no Maracanã.