18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Craque francês Franck Ribéry anuncia a aposentadoria

Ribéry se aposentou
Ribéry se aposentou. Foto: IMAGO / Buzzi

O craque Franck Ribéry, um dos jogadores mais habilidosos da história do futebol francês, anunciou a aposentadoria nesta sexta-feira. Aos 39 anos, o ex-jogador do Bayern de Munique deixa o esporte por conta de problemas físicos que já vinha enfrentando há algum tempo. Ele estava na Salernitana, da Primeira Divisão da Itália.

Saiba como apostar na Champions League

“Vocês me deram a força para viver essa incrível aventura. Entretanto, hoje, apesar dos esforços que vinha fazendo nos últimos três meses, a dor que sinto no meu joelho só tem piorado e os médicos foram claros: eu não tinha escolha a não ser parar de jogar. Então eu tive que encerrar minha carreira como jogador profissional. É o fim de um lindo capítulo da minha vida”, diz Ribéry em vídeo publicado nas redes sociais.

A última partida do craque foi no dia 14 de agosto, quando a Salernitana enfrentou a Roma, pela primeira rodada do Campeonato Italiano. Ele também esteve em campo contra o Parma no dia 7 de agosto, pela Copa da Itália.

A ideia de Ribéry era de jogar até pelo menos os 40 anos, mas as dores no joelho impediram o sonho de se realizar. Ribéry não vinha conseguindo nem treinar.

A passagem pela Salernitana começou em setembro do ano passado. E Ribéry foi importante para o time, que conseguiu escapar do rebaixamento na temporada passada. No total, foram 25 jogos pela equipe.

Ribéry foi destaque na Europa durante muitos anos. Na temporada 2012/13, ele foi eleito o melhor jogador do continente. E em 2013 ficou na terceira colocação no prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo.

Ribéry começou a carreira no Brest e passou por Metz, Galatasaray, Olympique de Marselha, Bayern de Munique, Fiorentina e Salernitana.

E foi no Bayern que ele ficou mais tempo: de 2007 a 2019. Conquistou nove vezes o Campeonato Alemão, seis vezes a Copa da Alemanha, cinco vezes a Supercopa da Alemanha, uma vez a Liga dos Campeões, uma vez a Supercopa da Europa e uma vez o Mundial de Clubes.

Ribéry também fez parte da seleção francesa por um bom tempo. Foi vice-campeão do mundo com a França em 2006. Também disputou a Copa de 2010. Em 81 jogos pelos Le Bleus, foram 16 gols.

Leo Santos
2294 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.