18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Copa São Paulo de Futebol Júnior: conheça os confrontos das quartas de final

Palmeiras, do atacante Vitinho, é um dos candidatos ao título da Copinha
Palmeiras, do atacante Vitinho, é um dos candidatos ao título da Copinha. Foto: Divulgação / Palmeiras

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, a maior competição de base do Brasil, vai chegando à sua reta final. Nesta segunda-feira (17/01), conhecemos os últimos classificados para as quartas de final.

O Palmeiras, um dos favoritos ao título, derrotou o forte Internacional por 2 a 1 com gols de Jhonatan e Lucas Flores (contra), e passou. Lucca descontou para o Colorado.

– A gente começou o jogo em um ritmo abaixo, mas fizemos um bom segundo tempo, este time não vai desistir enquanto tiver jogo. Isto é Inter. Organizamos no vestiário, fizemos um bom segundo tempo, poderíamos ter empatado, mas é cabeça erguida que tem a Libertadores no mês que vem – disse o atleta Estêvão, do Inter.

– Sabemos da dificuldade que tivemos no segundo tempo, o Bicalho infelizmente errou (a cobrança de pênalti), mas tem o apoio de todo o grupo. Vamos por mais agora – afirmou Naves, do Palmeiras.

O Cruzeiro, também fortíssimo candidato ao título, goleou o Desportivo Brasil por 4 a 1. Ageu, Victor Diniz, Vitor Roque e Vitinho fizeram os gols da Raposa. O Oeste, que já eliminou o Flamengo da competição, passou pelo Canaã, da Bahia, com uma vitória apertada: 3 a 2. Tite, Kauã e Reifit marcaram os gols da equipe de Barueri. Já o São Paulo passou pelo Vasco, que vinha fazendo uma ótima campanha. Maioli, duas vezes, Talles Wander e Vitinho marcaram os gols do Tricolor na vitória por 4 a 2. Tricolor também forte candidato ao troféu.

– Foi um alívio (o gol no fim) porque tomamos dois gols. Feliz pela vitória. Não penso nisso (ir para os profissionais), estou focado aqui e o que tiver depois vamos pensar nisso. Esperamos ser campeões, nosso objetivo. Estamos trabalhando para isso – disse Vitinho, um dos destaques do São Paulo.

E aí, quem será que leva o título? Façam as suas apostas!

Entre os grandes que seguem na disputa, Botafogo e Palmeiras são os únicos que não conquistaram a competição.

Internacional questiona o Palmeiras por escalação de dois jogadores

Segundo informações do site “Globoesporte.com”, em ofício enviado à Federação Paulista de Futebol (FPF), o Internacional questionou a presença em campo de dois jogadores do Palmeiras: Endrick e Jhonatan. Os atletas testaram positivo para a Covid-19 na semana passada. Não há prazo para resposta.

Em seu protocolo de operação de jogo, vale frisar, a Copinha afirma que atletas positivados precisam permanecer afastados por 10 dias. E os atletas citados do Alviverde não cumpriram esse tempo.

Mesmo assim, o clube paulista se mostra tranquilo com a situação e vê chance mínima de punição. O Palmeiras se ampara na mudança de protocolo do Ministério da Saúde, que cortou para cinco dias o prazo de isolamento para casos assintomáticos.

O que diz o protocolo da Copinha?

Os critérios para retorno deverão seguir as condições clínicas do atleta ou membro da comissão técnica, e o tempo mínimo de 10 dias completos após a coleta que apontou o PCR Positivo nos atletas assintomáticos ou oligossintomáticos, acompanhado obrigatoriamente do atestado assinado pelo médico do Clube responsável pelo atleta ou pelo membro da equipe técnica. Nos casos claramente sintomáticos, o atleta deverá ser submetido a avaliação clínica criteriosa para retorno. O atestado deverá ser enviado ao Comitê Médico da FPF através do e-mail [email protected]

Confira todos os resultados das oitavas de final da Copa SP:

Bahia 1 x 5 Mirassol – Bálsamo

Fluminense 1 x 2 Santos – Araraquara

Novorizontino 2 x 5 América-MG – Jaú

Botafogo 1 (5) x (4) 1 Resende – Comendador Souza

Desportivo Brasil 1 x 4 Cruzeiro – Porto Feliz

São Paulo 4 x 2 Vasco – São Caetano

Internacional 1 x 2 Palmeiras – Diadema

Oeste 3 x 2 Canaã – Arena Barueri

Os confrontos das quartas de final

Mirassol x Santos – Terça-feira – Araraquara – 21h30

América-MG x Botafogo – Terça-feira – Jaú – 19h

Cruzeiro x São Paulo – Quarta-feira – local e horário ainda indefinidos

Palmeiras x Oeste – Quarta-feira – local e horário ainda indefinidos

Destaques da Copinha despertam interesse de clubes do exterior

O Bahia foi eliminado nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao ser goleado pelo Mirassol por 5 a 1. Mas a competição foi especial para o goleiro do Tricolor, Gabriel, de apenas 17 anos. Ele era o goleiro mais jovem nesta fase da competição e as boas atuações (ao longo da campanha) chamaram a atenção de clubes europeus. De acordo com informações da TNT Sports, ele é cobiçado por Chelsea (ING), Valladolid (ESP), Roma (ITA), Shakhtar (UCR) e Nice (FRA).

Chelsea e Valladolid, inclusive, já fizeram propostas ao Bahia. Gabriel é natural do Espírito Santo e chegou ao Bahia com apenas 14 anos. Ele é convocado constantemente para a Seleção Brasileira Sub-17.

O Fluminense, por sua vez, teve como um dos destaques na competição o atacante Luan Brito. Ele é cobiçado pelo Dínamo Kiev, da Ucrânia. Recentemente, o Tricolor rejeitou uma proposta de R$ 10 milhões do clube ucraniano pelo jovem de 19 anos. Luan, que é filho do ex-jogador Marco Brito, tem contrato com o Fluminense até o fim de 2024 e multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 315 milhões).

O Fluminense foi eliminado da Copinha ao ser derrotado pelo Santos por 2 a 1.

Não podemos deixar de falar do jovem atacante Endrick, do Palmeiras, de apenas 15 anos. O menino tem se destacado entre os “grandões” e, claro, já está com o nome na boca dos clubes europeus.

Lucas Barbosa, do Santos, comemora classificação do Peixe de forma inusitada

O atacante Lucas Barbosa, do Santos, também é um dos destaques da Copinha. Os dois gols da vitória do Peixe sobre o Fluminense, nas oitavas de final, foram dele. O segundo, uma verdadeira pintura. Na comemoração pela classificação, o garoto surpreendeu. Ele cruzou o gramado da Fonte Luminosa ajoelhado.

– Primeiramente, agradecer a Deus pela classificação. Agora é curtir a vitória e descansar para enfrentar o Mirassol. Vamos com tudo em busca do título – disse o garoto ao Sportv.

Lucas Barbosa estaria suspenso para o jogo decisivo, mas o Santos conseguiu a liberação do menino. Confira a explicação do Peixe:

“O Santos FC entrou em contato com a Federação Paulista de Futebol para retificar o cartão anotado para Lucas Barbosa, no jogo da 3a fase, contra a Ferroviária. O advertido no lance foi o camisa 17, Fernandinho. Ambos os atletas ficam à disposição da Comissão Técnica para o duelo contra o Mirassol, pelas quartas de final da Copinha”.

Decepções da Copinha

Clubes das maiores torcidas do Brasil e com histórico de sucesso na Copinha, Corinthians e Flamengo decepcionaram na edição 2022. As duas equipes caíram na Terceira Fase da competição. O Timão foi derrotado pelo Resende por 2 a 1. E o Rubro-Negro caiu para o Oeste ao ser derrotado por 2 a 0.

O Flamengo, vale frisar, mandou um time muito novo para a competição. Grande parte do elenco ainda com idade para a categoria Sub-17. Isso porque os principais jogadores do Sub-20 se preparam para a disputa do Campeonato Carioca Profissional.

Além disso, depois das duas goleadas rubro-negras nas primeiras duas rodadas da fase de grupos, sete jogadores deixaram a delegação da Copinha e viajaram para o Rio de Janeiro para completar o elenco que se prepara para o Carioca. Obviamente, o time ficou enfraquecido.

OS MAIORES CAMPEÕES DA COPINHA

Corinthians – 10 títulos – 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017

Internacional – 5 títulos – 1974, 1978, 1980, 1998 e 2020

Fluminense – 5 títulos – 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989

São Paulo – 4 títulos – 1993, 2000, 2010 e 2019

Flamengo – 4 títulos – 1990, 2011, 2016 e 2018

Santos – 3 títulos – 1984, 2013 e 2014

Atlético-MG – 3 títulos – 1975, 1976 e 1983

Portuguesa – 2 títulos – 1991 e 2002

Ponte Preta – 2 títulos – 1981 e 1982

Nacional – 2 títulos – 1972 e 1988

Cruzeiro – 1 título – 2007

Marília – 1 título – 1979

Juventus – 1 título – 1985

Vasco – 1 título – 1992

Guarani – 1 título – 1994

América-MG – 1 título – 1996

Lousano Paulista – 1 título – 1997

Roma Barueri – 1 título – 2001

Santo André – 1 título – 2003

América de Rio Preto – 1 título – 2006

Figueirense – 1 título – 2008.

Leo Santos
538 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por gra ...