18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Conheça as principais estatísticas do Brasileirão 2023

- junho - 2024
Ronaldo Barreto/Thenews2/imago

O Campeonato Brasileiro da Série A é a principal competição de futebol do calendário nacional. Durante cerca de oito meses, vinte clubes da elite do Brasil disputam diversos objetivos diferentes dentro da mesma competição. Há quem busque o título, quem quer ir para Libertadores e Sul-Americana, além de quem quer evitar o rebaixamento.

A edição da temporada de 2023 já está em andamento. A bola começou a rolar no dia 15 de abril e vai até 3 de dezembro. Durante este período serão 38 rodadas, disputadas no sistema de turno e returno nos pontos corridos.

Aqui, ao longo deste texto, você fica por dentro das principais estatísticas e números da atualidade do Brasileirão.

Classificação geral

Ao fim da 12ª rodada do Brasileirão da Série A 2023, no dia 26 de junho, a classificação ficou da seguinte maneira:

1.      Botafogo – Título e vaga na Libertadores

2.      Grêmio – Vaga na Libertadores

3.      Flamengo – Vaga na Libertadores

4.      Palmeiras – Vaga na Libertadores

5.      Fluminense – Vaga na Libertadores

6.      Internacional – Vaga na Libertadores

7.      RB Bragantino – Vaga na Sul-Americana

8.      Fortaleza – Vaga na Sul-Americana

9.      Athletico-PR – Vaga na Sul-Americana

10.  Atlético-MG – Vaga na Sul-Americana

11.  São Paulo – Vaga na Sul-Americana

12.  Cruzeiro – Vaga na Sul-Americana

13.  Santos

14.  Bahia

15.  Corinthians

16.  Cuiabá

17.  Goiás – Zona de rebaixamento

18.  Vasco – Zona de rebaixamento

19.  América-MG – Zona de rebaixamento

20.  Coritiba – Zona de rebaixamento

Disputa pelo título

A grande surpresa da temporada é sem dúvida alguma o Botafogo. O clube do Rio de Janeiro lidera a tabela, de maneira isolada, com 30 pontos. A diferença para o Grêmio, que está na segunda colocação, é de sete pontos. 

É inviável não afirmar que hoje em dia alvinegros e tricolores disputam, de fato, o título. Antes de o campeonato começar este cenário não era imaginado pelos analistas de futebol e também pelos torcedores. Os trabalhos de Luís Castro e Renato Gaúcho, até agora, vêm sendo de tirar o chapéu.

Deve-se destacar que os botafoguenses, que estão em seu segundo ano de SAF, mantêm um ótimo nível de jogo dentro e fora de casa. Como visitantes, eles são os melhores do campeonato, assim como os mandantes. 

Ou seja, a Estrela Solitária é um líder mais do que justo. O sucesso em campo não é casualidade ou sorte. Não é um time que só reage ao adversário. Ele procura sempre atacar e  colocar o seu jogo em prática.

Outros times que são candidatos fortes para ficar com o troféu em dezembro são os mais ricos do país. Tratam-se de Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro. Tudo indica que o campeão da atual temporada sairá de um destes cinco clubes.

O Atlético Mineiro, apesar de estar na décima posição, conta com um elenco qualificado para dar a volta por cima. Agora treinado por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, o Galo tem jogadores de ótimo nível como o atacante Hulk e o meio-campo Paulinho.

Gols marcados e sofridos

O melhor ataque do Brasileirão 2023 é o Flamengo, com 24 gols marcados. Os flamenguistas estão sendo seguidos bem de perto pelo o Grêmio, que balançou as redes dos rivais em 22 oportunidades. O Palmeiras também tem 22 gols. Mais atrás vêm o RB Bragantino e o Botafogo, com 21 e 20 tentos marcados, respectivamente.

Agora, quando o assunto é a equipe menos vazada, o líder desta estatística é o Botafogo, com a incrível marca de apenas sete gols sofridos. Furar a baliza do goleiro Lucas Perri não é uma tarefa nada fácil e simples.

O segundo time com a melhor defesa é o Fortaleza. O treinador Juan Pablo Vojvoda e companhia estão com nove gols levados. Com 10 tentos sofridos vem o Palmeiras – atual campeão nacional.

Do outro lado da bola, o pior ataque da competição é o Coritiba, com nove gols feitos. Para você ter uma noção, até agora o Coxa não conseguiu a primeira vitória no campeonato.

Junto com os paranaenses estão os cuiabanos do Cuiabá. Agora, com 11 gols feitos, vêm os vascaínos, e os goianos do Goiás, com dez. Não é à toa que estas quatro equipes figuram na parte debaixo da classificação, buscando fugir do temido Z-4.

A pior defesa, por sua vez, é do América Mineiro, com 27 gols sofridos. Atrás do Coelho vem Coritiba e Vasco, tendo sofrido 26 e 20 gols, respectivamente.

Artilheiros do Brasileirão 2023

Encabeçando a lista de artilheiros neste momento está o atacante Tiquinho Soares. O botafoguense tem 10 gols feitos, estando isolado na frente do segundo colocado. O vice-líder da lista é o atacante Vitor Roque, do Athletico Paranaense. O representante do Furacão conta com seis gols.

Mais atrás, os atacantes Eduardo Sasha e Hulk, do RB Bragantino e Atlético Mineiro, têm cinco gols feitos, cada um. Também com a mesma quantidade de gols está o corintiano Roger Guedes.

Além de ser bem perigoso na área rival, Tiquinho Soares participa muito dos gols do Botafogo. Em 11 jogos em que esteve em campo, ele fez 10 gols e deu três assistências.Em relação à média de gols por partida, o alvinegro também aparece em destaque, no topo desta estatística. É quase um gol por jogo, estando na média de 0.91.

Confrontos diretos

Em um campeonato de pontos corridos, cada jogo é considerado uma final. Só que, dependendo da configuração atual da tabela, algumas partidas podem ser classificadas como uma espécie de final.

No dia 25 de junho, Palmeiras e Botafogo se enfrentaram no Allianz Parque, em São Paulo. Antes da bola rolar, os cariocas eram os líderes, enquanto os paulistas eram os vice-líderes. Tratava-se de um duelo importantíssimo para o decorrer do Brasileirão. O placar final foi de 1 a 0 para os visitantes, que no caso eram os botafoguenses. Vitória vital para a Estrela Solitária.

Em uma competição equilibrada tecnicamente, em que as equipes são fortes, os confrontos diretos são importantíssimos. Alguns dos duelos diretos válidos no tipo da tabela que estão por vir ainda no primeiro turno são:

  • Palmeiras x Flamengo – 08/07 – às 21h, horário de Brasília – Allianz Parque
  • Grêmio x Botafogo – 09/07 – 18h30 – Arena do Grêmio

As rivalidades, sejam elas regionais ou até mesmo nacionais, dão um gosto ainda mais especial para o Campeonato Brasileiro. É a máxima do clássico é clássico e vice-versa. A história da competição já mostrou que não é incomum um time que está no G-4 perder para um rival do Z-4. Trata-se de uma das poucas disputas no mundo do futebol em que esta situação aconteça. O nome disso é equilíbrio.

Lesões e suspensões

Em um campeonato de longa duração como o Brasileirão, que leva cerca de oito meses, conviver com as lesões é normal. Ainda tem também as suspensões pelo terceiro cartão amarelo ou então pelo cartão vermelho. Por isso, ao montar um elenco de jogadores, o clube sabe que precisa contar com peças de reposição.

No momento em que este texto foi escrito, o assunto que estava na mídia, era uma possível lesão grave de Luís Suárez, do Grêmio. Vem sendo comentado na imprensa que o uruguaio está convivendo com dores crônicas no joelho direito. Isto faria com que ele se aposentasse em breve. Seria uma perda muito grande para os gremistas, já que, hoje, Luisito é uma referência desta equipe, com quatro gols.

As lesões podem complicar e até mesmo findar os objetivos de muitas equipes. Ter um elenco bem formado é essencial para não ser tão afetado pelas lesões e também pelas ausências.

Histórico recente e tendências

Baseado nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro 2023, a tendência é o Botafogo continuar firme e forte no topo. O time do Luís Castro não tem dado sinal nenhum de oscilação, diferentemente do Fluminense, de Fernando Diniz.

O Tricolor das Laranjeiras começou bem a competição, mas tem oscilado, com dificuldades para manter uma certa regularidade.

Na parte debaixo da tabela, o Coritiba tem mostrado que a sua tendência é ficar dentro do Z-4 por um bom tempo. Os paranaenses ainda estão buscando o primeiro triunfo.

Acompanhar o Brasileirão tendo acesso a estas informações mostradas acima deixa o campeonato ainda mais interessante. Desta maneira, você terá ainda mais prazer de ver os jogos das próximas rodadas, se sentindo ainda mais imerso dentro da competição nacional.

Os melhores palpites para o Campeonato Brasileiro 2023

A nossa sessão de Palpites oferece a melhor experiência para os amantes do futebol. Seja qual for o seu time favorito, o Apostagolos fornece análises detalhadas, estatísticas atualizadas e informações confiáveis para embasar suas decisões de aposta. Além disso, sua plataforma intuitiva e fácil de usar torna a diversão de apostar ainda mais acessível. Confie no Apostagolos e aproveite ao máximo o Campeonato Brasileiro, com palpites confiáveis e emoção em cada jogo.

Unfortunately, no events are available at this point. Please check back later.
Odds estão sujeitas a alterações. Ultima atualização 6 de fevereiro de 2024 08:23.

Avatar de Marina Sampaio
86 artigos
Marina Sampaio é jornalista há mais de 10 anos. Trabalhou em agências de comunicação como especialista de conteúdo em diferentes plataformas para as editorias de Educação, Política e Beleza. Desde 2023, assumiu a responsabilidade de liderar o Apostagolos, portal focado em apostas esportivas legais e esportes. Como um entusiasta apaixonada por ambos os campos, têm o privilégio de fornecer análises, dicas e insights valiosos aos nossos seguidores.