18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Confira os melhores e piores times brasileiros em mundiais

melhores e piores times brasileiros em mundiais - julho - 2024
Corinthians foi o último brasileiro campeão do mundo de clubes, em 2012 Crédito: IMAGO / Shutterstock

Está quase chegando a hora. O Flamengo fará sua estreia no Mundial de Clubes nesta terça-feira (dia 7), contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e dará início a mais um sonho de time brasileiro de conquistar o mundo. Será nada menos que o 44º jogo de uma equipe do Brasil em busca do troféu mais cobiçado de todos.

Desde o São Paulo, tricampeão do mundo, até o Atlético-MG, equipe com menos partidas disputadas valendo o troféu, foram dez postulantes à conquista do planeta. E o levantamento do “Apostagolos.com” foi atrás para ir além dos títulos e descobrir quais times possuem as melhores campanhas em Mundiais. A surpresa: não é a equipe do Morumbi, maior brasileiro vencedor da competição.

Os jogos pela Copa Intercontinental, que colocavam frente a frente os campeões da Libertadores e os vencedores da Liga dos Campeões, entram na contagem. A competição definiu o campeão do mundo entre 1960 e 2004. No ano seguinte, a Fifa passou a organizar ininterruptamente o Mundial de Clubes, depois da primeira experiência em 2000, que também entrou no levantamento da estatística.

Jogos que terminaram empatados, no tempo normal e na prorrogação, independentemente do resultado na disputa de pênaltis, foram contabilizados como empate.

TimeVitóriasEmpatesDerrotasAproveitamento (%)
Atlético-MG10150
Corinthians42078
Cruzeiro01211
Flamengo20167
Grêmio21158
Internacional30175
Palmeiras11327
Santos50271
São Paulo400100
Vasco31167

Veja também: Flamengo em casa? Veja time do Brasil mais popular no Marrocos

No topo

O São Paulo, único time brasileiro com três títulos mundiais, possui o impressionante retrospecto de quatro vitórias em quatro partidas. Vai desde as conquistas em jogo único, contra Barcelona e Milan, até a terceira conquista, em 2005, quando venceu o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e o Liverpool, da Inglaterra.

Entretanto, não se trata do time brasileiro com mais vitórias em jogos valendo o título mundial. Isso cabe ao Santos, com cinco triunfos. O retrospecto se deve principalmente ao Santos de Pelé, que venceu quatro partidas de cinco disputadas em 1962 e 1963. A quinta vitória foi da equipe liderada por Neymar, em 2011, sobre o Kashiwa Reysol, do Japão.

Na rabeira

Na outra ponta de São Paulo e Santos estão Cruzeiro e Palmeiras. O time mineiro é quem possui a pior campanha em jogos valendo títulos mundiais. Duas vezes disputou a Copa Intercontinental e não conseguiu vencer um jogo, contra Bayern de Munique e Borussia Dortmund. A vida da Raposa não é fácil contra adversários alemães.

A situação do Palmeiras não é muito melhor. O time já disputou três títulos mundiais, perdendo todos. É, dos times brasileiros sem títulos mundiais, o que mais teve chances, sem sucesso.

Agridoce

Entre os dez times brasileiros que já disputaram o título mundial, o Vasco é quem está no meio do caminho. Tem aproveitamento de pontos igual ao do Flamengo e superior ao do Grêmio. Mas nunca conseguiu levar a taça para casa. É também o único brasileiro a vencer um europeu numa competição e mesmo assim não ter sido o campeão: em 2000, venceu o Manchester United, mas perdeu o título nos pênaltis para o Corinthians.

Miguel Ladeira
1702 artigos
Jornalista brasileiro com mais de 5 anos de experiência na área de apostas online.

Artigos mais recentes

Cesc Fàbregas assume como técnico do Como, da Itália

Antônio Carlos Zago não é mais o técnico da seleção boliviana