Sul-americanas vão encarar a Inglaterra na partida decisiva do torneio da FIFA
Dias antes de jogar pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2023, contra a Inglaterra, a Colômbia decidiu que faria somente um treino. A comissão técnica, comandada pelo treinador Nelson Abadia, definiu que treinaria apenas na sexta-feira (11), um dia antes da partida. O objetivo era evitar o desgaste físico e muscular das jogadoras. Como se trata de um torneio rápido, o tempo de recuperação das atletas não é muito grande.
O jogo será disputado na manhã de sábado, 12 de agosto, a partir das 7h30, horário de Brasília. O palco do duelo entre inglesas e colombianas será o Estádio Olímpico de Sidney, na cidade de mesmo nome, na Austrália.
Durante a folga, a delegação da Colômbia foi em uma churrascaria brasileira. Anteriormente, a última vez que as sul-americanas haviam folgado faz tempo. Foi no dia 31 de julho, depois de ganhar da poderosa Alemanha por 2 a 1, pela partida da segunda rodada do Grupo H. Este triunfo foi considerado histórico.
Campanha na Copa do Mundo Feminina 2023
Ao longo dos anos, a Colômbia vem evoluindo o seu futebol feminino. A seleção é a atual vice-campeã da Copa América. Ela perdeu o título, em casa, para o Brasil no ano passado. Já na Copa do Mundo Feminina 2023, se trata da sua terceira participação no torneio da FIFA.
Na atual disputa foi a primeira vez na história que as colombianas conseguiram se classificar para as quartas de final. Em 2011, na Alemanha, elas não passaram da fase de grupos. Já em 2015, a seleção foi até as oitavas de final.
A campanha na edição de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, o país sul-americano ficou no primeiro lugar do Grupo F. Na estreia, a Colômbia ganhou da Coreia do Sul por 2 a 0. Em seguida, venceu novamente, agora a Alemanha, pelo placar de 2 a 1. Na terceira a última rodada veio a primeira derrota: esta de 1 a 0 para o Marrocos.
Já nas oitavas de final, o adversário foi a Jamaica. Nesta oportunidade, a classificação veio com o resultado positivo pelo placar de 1 a 0.
Como chegam as inglesas para o duelo?
Com a precoce eliminação dos Estados Unidos, a seleção da Inglaterra aparece nas casas de apostas como a principal favorita para o título. A equipe britânica vem do título europeu, conquistado em casa no ano passado. Agora, ela ainda não tem o troféu da Copa do Mundo Feminina.
Na primeira fase, no Grupo D, as inglesas ficaram na primeira posição com três vitórias. Os jogos foram: Haiti (1 a 0), Dinamarca (1 a 0) e China (5 a 1). Nas oitavas, esta seleção empatou em 0 a 0 com a Nigéria no tempo normal e na prorrogação. A vaga para as quartas de final veio nas disputas de pênaltis. O placar foi de 4 a 2.
A atacante Lauren James, destaque da Inglaterra, está suspensa. Contra as nigerianas, ela deu um pisão na jogadora adversária e foi expulsa com o cartão vermelho.