Colombianas e francesas eliminaram jamaicanas e marroquinas, respectivamente, nas oitavas
Na madrugada e manhã de terça-feira (8) foram conhecidas as últimas seleções classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2023. Colômbia e França venceram seus adversários nas oitavas e passaram de fase. Veja, agora, ao longo deste texto, como colombianas e francesas fizeram para conseguir a classificação:
Colômbia 1 x 0 Jamaica
A Colômbia, vice-campeã da Copa América 2022, tem feito história no Mundial da Oceania. Esta seleção vem, gradualmente, se desenvolvendo no futebol feminino. Anteriormente, não era esperado que ela pudesse chegar tão longe. Ela é a única seleção representante da América do Sul que ainda disputa o torneio da FIFA. Esta foi a primeira vez que a Colômbia vai jogar uma partida das quartas de final da Copa do Mundo Feminina
As colombianas entraram em campo para encarar as jamaicanas na madrugada. A bola rolou a partir das 5h, horário de Brasília, no Melbourne Rectangular Stadium, na cidade de Melbourne, na Austrália.
O gol sul-americano foi anotado por Catalina Usme, aos seis minutos do segundo tempo. A Colômbia soube sofrer durante o primeiro tempo. Isso porque a Jamaica iniciou melhor a partida. No entanto, as jamaicanas encontravam dificuldades na fase final, no momento de finalizar na meta rival.
O cenário começou a mudar no início da segunda etapa, tanto que o gol salvador e da vitória veio no começo do segundo tempo. A atacante Catalina recebeu um cruzamento dentro da área e finalizou. Até as oitavas de final a Jamaica não tinha sido vazada na competição.
Daí em diante, as jamaicanas não conseguiram mais se impor na partida. A chance de empate veio aos 36 minutos, quando a meia Spence, sozinha na área, cabeceou para fora.
Vale destacar a atuação da meia colombiana Linda Caicedo. Apesar de não ter feito gol, a jogadora do Real Madrid, da Espanha, foi muito bem na partida. Agora, a Colômbia vai encarar a Inglaterra nas quartas de final. Esta partida vai ser no sábado (12), às 7h30, no Estádio Olímpico de Sidney, na Austrália.
França 4 x 0 Marrocos
Mais tarde, às 8h, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália, a França foi totalmente superior. As francesas confirmaram o seu favoritismo e não deram chance alguma para que o Marrocos continuasse fazendo história na Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Le Sommer (duas vezes), Dali e Diani.
Com o seu gol, a atacante Diana agora tem quatro tentos no torneio, um a menos que a meio-campista japonesa Miyazawa. A asiática é a artilheira até o momento.
Quem viu a partida percebeu que as Le Bleus dominaram o confronto do início ao fim. Elas não sofreram sustos dentro das quatro linhas.
Sem dúvida alguma, com esse resultado expressivo, a França chega às quartas de final com muita moral. No entanto, a partida que vem a seguir será um grande desafio para as comandadas do técnico Hervé Renard. Elas vão encarar a Austrália, dona da casa. Esta partida será às 4h deste sábado, no Brisbane Stadium, na cidade australiana de mesmo nome.