18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

CBF decide afastar equipe do VAR após erro na partida entre Corinthians e Grêmio

Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro de Corinthians x Grêmio
Wilton Pereira Sampaio foi o árbitro de Corinthians x Grêmio. Foto: IMAGO / Fotoarena

Após reconhecer o erro no pênalti não marcado a favor do Grêmio no empate em 4 a 4 com o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileirão, a CBF decidiu afastar a equipe do VAR escalada na partida. A entidade também avalia uma possível punição ao árbitro Wilton Pereira Sampaio (GO).

Até o momento, Emerson de Almeida Ferreira (MG), responsável pela arbitragem de vídeo, além de Johnny Barros de Oliveira (SC) e Michel Patrick Costa Guimarães, assistentes do VAR, foram afastados pela CBF. Provavelmente eles serão integrados ao programa de reciclagem para árbitros da entidade e ficarão fora das escalas durante o período.

Saiba como apostar em jogos de futebol

Na manhã de terça-feira (19), a CBF divulgou o vídeo do lance no site da Comissão de Arbitragem. O gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, analisou a jogada na qual o atacante Ferreira cruza na área e Yuri Alberto intercepta com o braço aberto, já nos acréscimos da partida.

– Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto (Yuri Alberto), em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação – disse Bassols.

Após a análise em diversos ângulos, é possível perceber que Yuri Alberto intercepta a bola com o braço direito o cruzamento de Ferreira. Porém, o árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira considera que o atacante do Corinthians está recolhendo o braço. Confira o trecho do áudio do VAR:

– O jogador mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola, para defesa, não está com a intenção de bloquear. Para mim ele não está com a intenção de bloquear, ele está com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço na direção da bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado, ok. Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa e a bola vai na direção do seu braço.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, considerou o lance como “vergonhoso” e disse que o clube iria formalizar uma reclamação na CBF. O técnico Renato Gaúcho também ironizou o lance e cobrou explicações.

Com a partida terminando empatada em 4 a 4, o Tricolor Gaúcho somou 40 pontos e está na terceira colocação do Brasileiro. Já o Corinthians está com 27, em 15º lugar, apenas três pontos à frente da zona de rebaixamento.

Leo Santos
2635 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.