18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Brasileirão: Flamengo perde para o Santos, no Maracanã, e deixa o campo vaiado

João Gomes tenta passar pelo jogador do Santos
João Gomes tenta passar pelo jogador do Santos. Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

O Flamengo se despediu de sua torcida em 2021 com derrota. A equipe do técnico Mauricio Souza foi derrotada pelo Santos, no Maracanã, nesta segunda-feira, por 1 a 0, em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcos Leonardo marcou o gol do jogo. Os muitos rubro-negros presentes, é claro, ficaram na bronca e vaiaram o time ao fim da partida. Os poucos santistas fizeram a festa.

Saiba como apostar no Brasileirão

– Sem dúvida que todos sabem que foi um ano abaixo da expectativa, porque o Flamengo sempre entra com o pensamento no título. A cobrança existe. Os jogadores se cobram. Ficamos na roda conversando depois do jogo, estão todos tristes. Pedimos desculpas para os torcedores que vieram, nos apoiaram e depois vaiaram, o que acho justo – disse o técnico interino do Flamengo, Mauricio Souza.

Com muitos desfalques, o Flamengo não conseguiu jogar bem. No primeiro tempo, conseguiu chegar com algum perigo ao gol do Santos, mas sofreu com os contra-ataques. Pedro chegou a marcar um gol, mas a arbitragem anulou por impedimento de Matheuzinho, autor do cruzamento.

Gabigol desperdiçou uma ótima chance. João Paulo defendeu bem. O mesmo aconteceu com o volante João Gomes. Outra defesa espetacular do goleiro do Peixe, João Paulo. Hugo Souza, goleiro do Flamengo, também fez ótimas defesas. Uma delas, após finalização de Marinho, foi sensacional.

No segundo tempo, o Santos cresceu de produção e abriu o placar com o jovem Marcos Leonardo. A melhor chance do Flamengo para empatar o jogo foi com Gabigol. Vitinho sofreu pênalti, mas o artilheiro cobrou na trave. Em 28 pênaltis batidos com a camisa rubro-negra, ele converteu 26.

E ficou assim: 1 a 0 para o Peixe, que escapou do rebaixamento. O Flamengo, por sua vez, já não tem como perder o segundo lugar.

Abaixo, mais trechos da entrevista do técnico Mauricio Souza:

Kenedy na lateral esquerda seria uma possibilidade?“Sem dúvida que pensamos na possibilidade do Kenedy. Todos sabem que não tivemos tempo para treinar. Não pudemos testar. Mas perdemos o Kenedy por causa de uma gripe. Ficou no banco, torcendo, mas não tínhamos a opção de colocar ele em campo”.

Preparação física foi a vilã?“Nesse momento apontar o dedo para um setor só é completamente injusto. Temos que rever o calendário. Se falarmos que o Flamengo jogou de três em três dias será desculpa, mas é a verdade. Temos que pensar no todo. Não fomos bem em todos os setores, e temos que pensar nisso. Não sou eu quem decide quem vai ficar ano que vem. Não acho certo apontar para um só setor”.

Falta de entrosamento“Sem dúvida que a falta de entrosamento prejudica. Na verdade não tivemos tempo para fazer quase nada. Jogamos e recuperamos. Foi um ano desgastante. Esse esboço não se sustenta. A falta de entrosamento prejudicou sim”.

Everton Ribeiro“Considero o Everton um jogador diferente. Acho que ele mesmo sabe que não fez o melhor ano dele. Mas se dedica, busca. A qualquer momento pode decidir. É um jogador que se cuida. O Everton é titular justamente porque merece. Vai muito além disso. Ele está se cobrando, como todos nós”.

Legado para o próximo técnico“Fica muito pouco. Vai chegar uma comissão nova. Os jogadores terão 30 dias para descansar. Não podemos cometer os mesmos erros. Torcemos para não termos um calendário que tivemos. Precisamos praticar para fazer um jogo mais limpo”.

Matheus França“Ele é um jogador diferente, com muita capacidade. Mais um que não conseguimos dar um treino. Ele está evoluindo, e com certeza o Flamengo vai saber aproveitar. Ele é diferente, mas precisa se adaptar a um novo tipo de jogo”.

David Luiz diz que grupo precisa amadurecer

O zagueirão David Luiz também ficou na bronca com a derrota do Flamengo para o Santos. Após a partida, ele soltou o verbo.

– As vaias fazem parte de um grande clube que se acostumou a ganhar. Cabe a nós ter a humildade de reconhecer o que não fez de bom e melhorar. No futebol você tem quer ter brio, força de vontade e esse grupo precisa amadurecer e crescer e são essas as lições para o ano que vem – afirmou David, que fez o seu décimo jogo pelo clube na temporada.

– Comecei a estar 100% agora no final da temporada. Infelizmente quando cheguei tive lesão muito grave. Mas agora cabe a mim trabalhar durante as férias para começar o ano 100% – acrescentou, por fim.

Os melhores momentos do jogo:

Os resultados da segunda-feira do Brasileirão:

A classificação:

A última rodada: (quinta-feira, 21h30)

Fluminense x Chapecoense

Palmeiras x Ceará

Santos x Cuiabá

América-MG x São Paulo

Grêmio x Atlético-MG

Fortaleza x Bahia

Sport x Athletico-PR

Bragantino x Internacional

Juventude x Corinthians

Atlético-GO x Flamengo

Leo Santos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.