Ao iniciar a sua participação na Copa do Mundo 2023, a Seleção Brasileira contará com jogadoras experientes. São os casos das atacantes Marta e Debinha, a goleira Bárbara, entre outras atletas. Pia Sundhage fez uma mescla entre as atletas convocadas para o torneio da FIFA
No entanto, a convocação feita pela técnica Pia Sundhage também contemplou jogadoras novas, que estarão estreando nos mundiais. Das 23 jogadoras chamadas para a disputa na Austrália e na Nova Zelândia, onde elas são debutantes.
Estas jogadas novatas são as seguintes: Camila, Antonia, Bruninha, Lauren, Duda, Kerolin, Adriana, Ana Vitória, Ary Borges, Nycole e Gabi Nunes.
Em entrevista dada ao site oficial da CBF, a meio-campista Ary Borges falou sobre o fato de a seleção contar com 11 estreantes.
“São muitas meninas que estão na primeira Copa. Então, tentamos não conversar de futebol, jogar videogame, no hotel tem algumas atividades para a gente fazer e tranquilizar a cabeça. Mas na verdade o grupo é fundamental porque é uma passando para outra a tranquilidade e o apoio psicológico”, disse a jogadora.
Já a companheira, a atacante Kerolin admitiu estar ansiosa para a competição e comentou a importância das jogadoras mais experientes.
“A ansiedade é de sair o peso do primeiro jogo, de sentir a competição, embora a gente tenha feito uma boa preparação para ela, mas é bem diferente jogar. Nos dá muita confiança nesse equilíbrio. Junta a juventude e a experiência. Acho que é chegar dentro de campo e fazer o que estamos treinando. Se colocar realmente essa vontade, essa garra e esse sentimento dentro de campo as coisas vão acontecer.”
Vale citar que mesmo o Brasil contando com 11 jogadoras que nunca disputaram uma Copa do Mundo, elas são campeãs por onde passaram. Entre os títulos conquistados pelas novatas estão: Copa Libertadores e Copa América, além de disputas brasileiras – nacionalmente e regionalmente falando.
Jogadoras convocadas
As 23 jogadoras que foram convocadas pela técnica sueca Pia Sundhage para a competição na Oceania foram:
Goleiras
Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos)
Defensoras
Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians)
Meio-campistas
Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville)
Atacantes
Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride)
A zagueira Tainara (Bayern de Munique), a atacante Aline Gomes (Ferroviária) e a meio-campista Angelina (OL Reign) formam a lista de suplentes.
Jogos do Brasil na Copa
A Seleção Brasileira faz a sua estreia no dia 24 de junho, a próxima segunda-feira. A bola rola às 8h, horário de Brasília, Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália. Este duelo será contra o Panamá.
Depois, a segunda rodada será frente à França, dia 29, no Brisbane Stadium, em Brisbane, na Austrália. O jogo será às 7h. Ainda no mesmo horário, só que no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, as brasileiras entram em campo no Melbourne Rectangular Stadium. A partida será em Melbourne, cidade australiana.