18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Brasil tem 11 jogadoras debutantes na Copa do Mundo Feminina

Pia Sundhage (Brazil manager) at the England v Brazil UEFA Women s Finalissima 2023 match at Wembley Stadium, London, UK
IMAGO / Paul Marriott

Ao iniciar a sua participação na Copa do Mundo 2023, a Seleção Brasileira contará com jogadoras experientes. São os casos das atacantes Marta e Debinha, a goleira Bárbara, entre outras atletas. Pia Sundhage fez uma mescla entre as atletas convocadas para o torneio da FIFA

No entanto, a convocação feita pela técnica Pia Sundhage também contemplou jogadoras novas, que estarão estreando nos mundiais. Das 23 jogadoras chamadas para a disputa na Austrália e na Nova Zelândia, onde elas são debutantes.

Estas jogadas novatas são as seguintes: Camila, Antonia, Bruninha, Lauren, Duda, Kerolin, Adriana, Ana Vitória, Ary Borges, Nycole e Gabi Nunes.

Em entrevista dada ao site oficial da CBF, a meio-campista Ary Borges falou sobre o fato de a seleção contar com 11 estreantes.

“São muitas meninas que estão na primeira Copa. Então, tentamos não conversar de futebol, jogar videogame, no hotel tem algumas atividades para a gente fazer e tranquilizar a cabeça. Mas na verdade o grupo é fundamental porque é uma passando para outra a tranquilidade e o apoio psicológico”, disse a jogadora.

Já a companheira, a atacante Kerolin admitiu estar ansiosa para a competição e comentou a importância das jogadoras mais experientes.

“A ansiedade é de sair o peso do primeiro jogo, de sentir a competição, embora a gente tenha feito uma boa preparação para ela, mas é bem diferente jogar. Nos dá muita confiança nesse equilíbrio. Junta a juventude e a experiência. Acho que é chegar dentro de campo e fazer o que estamos treinando. Se colocar realmente essa vontade, essa garra e esse sentimento dentro de campo as coisas vão acontecer.”

Vale citar que mesmo o Brasil contando com 11 jogadoras que nunca disputaram uma Copa do Mundo, elas são campeãs por onde passaram. Entre os títulos conquistados pelas novatas estão: Copa Libertadores e Copa América, além de disputas brasileiras – nacionalmente e regionalmente falando.

Jogadoras convocadas

As 23 jogadoras que foram convocadas pela técnica sueca Pia Sundhage para a competição na Oceania foram:

Goleiras

Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos)

Defensoras

Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians)

Meio-campistas

 Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville)

Atacantes

 Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride)

A zagueira Tainara (Bayern de Munique), a atacante Aline Gomes (Ferroviária) e a meio-campista Angelina (OL Reign) formam a lista de suplentes.

Jogos do Brasil na Copa

A Seleção Brasileira faz a sua estreia no dia 24 de junho, a próxima segunda-feira. A bola rola às 8h, horário de Brasília, Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália. Este duelo será contra o Panamá.

Depois, a segunda rodada será frente à França, dia 29, no Brisbane Stadium, em Brisbane, na Austrália. O jogo será às 7h. Ainda no mesmo horário, só que no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, as brasileiras entram em campo no Melbourne Rectangular Stadium. A partida será em Melbourne, cidade australiana. 

Leandro Gaignoux
316 artigos
Graduado em 2013, Leandro é um jornalista apaixonado por esportes. Iniciou sua trajetória profissional na Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, no Departamento de Esportes, em 2011, ainda como estagiário. Dois anos mais tarde, trabalhou na editoria de Cidade/Geral do Portal Manchete On-line. Desde 2017, atua como redator no fascinante mundo das apostas esportivas. Começou a colaborar para o Apostagolos em 2022.