18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Botafogo

O  Botafogo de Futebol e Regatas é um clube brasileiro da cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado em 12 de agosto de 1904.

O primeiro nome dado ao Botafogo Football Club foi Electro Club, em 1904. Mas, o nome foi usado somente por pouco mais de um mês. Como os fundadores moravam em Botafogo, na Zona Sul do Rio, o clube acabou sendo rebatizado.

Anos depois, o Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão de dois clubes homônimos. Eram eles o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club.

Botafogo teve um dos melhores times do mundo

O time alvinegro reuniu craques como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Quarentinha, Amarildo, Paulo Valentim e Zagallo.

Além de brilhar nos campeonatos Estaduais e nas disputas Rio-São Paulo, o elenco dos sonhos funcionou como uma base para a escalação da Seleção Brasileira. Os jogadores conquistaram as Copas do Mundo em 1958 e 1962.

Palpites Volta Redonda x Botafogo - fevereiro - 2023
Botafogo

Fundação

12 de agosto de 1904

Apelido

Glorioso/Estrela Solitária

Cores

Preto e branco

Presidente

Durcesio Mello

Estádio

Estádio Nilton Santos

Capacidade do estádio

46.000

Títulos conquistados

Campeonato Brasileiro

1968 e 1995

Pequena Taça do Mundo 

1967, 1968 e 1970

Botafogo – jogos e resultados

Botafogo – elenco

Notícias do Botafogo

Botafogo empresta Jeffinho ao Lyon, time de Textor na França

Palpites Fluminense x Botafogo – 29/01/2023 – Campeonato Carioca

Palpites Botafogo x Madureira – 26/01/2023 – Campeonato Carioca

Palpites Volta Redonda x Botafogo 19/01/23 – Campeonato Carioca

Palpites Botafogo x Audax –15/01/2023 – Campeonato Carioca

Palpites Botafogo x Santos 10/11/2022 – Série A

Palpites Fluminense x Botafogo 22/10/2022– Série A

Botafogo tentou a contratação de Pedro junto ao Flamengo, revela presidente

Botafogo anuncia mais quatro reforços para a sequência da temporada

Botafogo fica perto da contratação do volante Danilo Barbosa, ex-Palmeiras

Blaze vira patrocinadora master do Botafogo

Botafogo anuncia a contratação do meia Carlos Eduardo, que estava no Mundo Árabe

Rafael Moura cobra dívida do Botafogo pelas redes sociais

Hinos do Botafogo

Assim como outros clubes, o Botafogo possui mais de um hino em sua homenagem. Há duas canções oficiais focadas nos esportes principais do Glorioso, que são o futebol e o remo.

Além disso, o terceiro hino é o mais famoso e composto por Lamartine Babo. O autor compôs não somente o hino do Botafogo, como também do América, Bangu, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Hino popular, o mais famoso do Botafogo

Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907
Foste herói em cada jogo, Botafogo
Por isso é que tu és e hás de ser
Nosso imenso prazer

Tradições aos milhões tens também
Tu és o Glorioso,
Não podes perder, perder pra ninguém.
Noutros esportes tua fibra está presente
Honrando as cores do Brasil de nossa gente
Na estrada dos louros, um facho de luz
Tua Estrela Solitária te conduz

Torcedores famosos do Botafogo

O Botafogo possui torcedores em todos os cantos do Brasil. Entre os famosos que já declararam seu amor pela Estrela Solitária, estão grandes nomes da música como Emilinha Borba, Beth Carvalho, Marisa Monte, Zeca Pagodinho e Anitta.

As atrizes Flávia Alessandra, Maitê Proença e Samara Felippo também são botafoguenses, assim como o humorista Helio de La Peña.

Mascotes do Botafogo

O Botafogo possui dois mascotes. São eles o Biriba, cãozinho super simpático, e seu irmão mais velho e mais “feroz”, o Bira. As novas versões dos mascotes foram lançadas em 2021. Mas, a história de Biriba é um pouco mais antiga.

Um pequeno vira-lata de nome Biriba, do zagueiro botafoguense Macaé, foi considerado um dos símbolos do título do Campeonato Carioca de 1948. O pet alvinegro foi levado por Carlito a todos os jogos do Botafogo na competição. O resultado foi positivo: 17 vitórias e apenas dois empates.

A campanha invicta do Botafogo foi responsável por finalizar um jejum de 13 anos sem conquistas. Uma das consequências foi que o cachorro virou símbolo do Botafogo e que a torcida botafoguense passou a ser chamada de “cachorrada”.

Além disso, há uma estátua apelidada de “Manequinho” em frente à sede de General Severiano, que faz parte do folclore do Glorioso. A figura de um menino urinando é uma reprodução da estátua Manneken Pis, da Praça de Bruxelas, na Bélgica. Em todas as conquistas do time, a estátua “carioca” e que virou símbolo da torcida recebe um uniforme.

Camisa 7 do Botafogo

A mística da Camisa 7 do Botafogo é um capítulo à parte na história do Alvinegro.

Na verdade, a tradição começou em 1948, quando o uniforme era usado pelo jogador Paraguaio. O atacante foi uma das grandes estrelas do título carioca daquele ano.

Na década de 60, a camisa vestiu Mané Garrincha, o maior craque da história do clube carioca. Apenas para demonstrar a força do ídolo, vale lembrar que Garrincha marcou 249 gols em 579 jogos pelo Botafogo.

Aliás, o Anjo das Pernas Tortas conquistou inúmeros títulos, não só pelo Botafogo, como também pela Seleção Brasileira. O craque foi campeão das Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Anos depois, Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, também usou a camisa 7 e marcou 189 gols pelo Alvinegro. Rogério e Maurício foram outros atacantes que herdaram essa responsabilidade.

Túlio Maravilha também recebeu essa honra e, com a camisa 7 do Botafogo, o craque foi artilheiro e campeão brasileiro em 1995.

Sedes do Botafogo

O Botafogo possui sete sedes espalhadas pelas cidades do Rio e Niterói, na Região Metropolitana.

O campo de General Severiano faz parte da história do futebol carioca. A primeira partida oficial do campo foi o primeiro jogo do Campeonato Carioca de 1913. Nesse confronto, o Botafogo começou com o pé direito e venceu o Flamengo por 1 a 0.

O Mourisco Mar é a sede de esportes aquáticos do Glorioso. Enquanto isso, a equipe de remo treina na Lagoa Rodrigo de Freitas. A sede de Marechal Hermes, a unidade campestre em Jacarepaguá e o Estádio Caio Martins, em Niterói, são outras unidades botafoguenses.

Estádio Nilton Santos

O Estádio Nilton Santos, o Engenhão, é a casa do Botafogo desde 2007, quando o Alvinegro venceu a licitação realizada pela Prefeitura do Rio. Na Zona Norte da cidade, o estádio é considerado o mais moderno da América Latina e o quinto mais moderno do mundo.

O Engenhão tem capacidade para 46 mil pessoas e foi o principal equipamento dos Jogos Olímpicos de 2016. Afinal, além do campo de futebol com grama natural, o Estádio Nilton Santos possui uma pista de atletismo, com nove raias, dois setores para salto triplo e em distância, um setor para salto com vara, outro setor para salto em altura.

Além disso, há uma pista de dardo, um campo anexo destinado a treinamentos e uma pista de atletismo interna para aquecimento dos atletas.

Sócio torcedor do Botafogo

A torcida do Botafogo também pode participar do programa de sócio torcedor.

No Camisa 7, há planos para diferentes realidades e, dependendo do perfil, há desconto nos ingressos, kit anual com produtos exclusivos, resgate de experiências e outras vantagens.