18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Botafogo vence o São Paulo por 2 a 1 e é tricampeão brasileiro

Luiz Henrique e Igor Jesus comemoram com a taça
Luiz Henrique e Igor Jesus comemoram com a taça. Foto: Associated Press / Alamy Stock Photo

É, definitivamente, tempo de Botafogo. O Alvinegro venceu o São Paulo por 2 a 1, neste domingo, no Engenhão, e conquistou o título brasileiro, o terceiro de sua história. Savarino e Gregore marcaram os gols do triunfo. William Gomes descontou para o Tricolor. Vale lembrar que o Bota precisava apenas do empate para levantar o caneco. Mas esse time, comandado por Artur Jorge, está acostumado a vencer. Não seria diferente no título brasileiro.

Saiba como apostar em jogos de futebol

O Botafogo terminou a competição com 79 pontos, seis a mais do que o vice-líder Palmeiras, que perdeu para o Fluminense por 1 a 0, em casa. Em uma semana, o Bota conquistou os títulos do Brasileirão e da Libertadores. Histórico. Repete o feito do Flamengo de Jorge Jesus, que também fez isso em 2019.

O Botafogo não conquistava o Brasileirão desde 1995, quando Túlio Maravilha foi o herói. Os títulos brasileiros do Botafogo foram conquistados em 1968, 1995 e agora (2024).

– Não posso dizer que quando cheguei vinha com a convicção de ganhar o Brasileirão e a Libertadores, viríamos para lutar por tudo e pela Copa (do Brasil). Para lutar. Mas é muito bom o que estou vivendo. É um ano extraordinário. Já disse aos meus jogadores: não há história sem coragem. Fomos uma equipe de grande coragem – comemorou o técnico Artur Jorge.

Ele, aliás, não tem permanência garantida para a próxima temporada. Mas John Textor, dono do futebol alvinegro, garantiu que vai conversar com o treinador.

– Para ser um dos escolhidos, é sobre família. Não é sobre dinheiro. Todo mundo vai vir atrás dele, atrás dos nossos jogadores. Disse antes, podem vir atrás das cozinheiras, pois elas são incríveis, do staff, dos médicos, fisioterapeutas, do pessoal do marketing, da contabilidade, todo mundo quer as pessoas do Botafogo agora, temos que manter a família junta agora. Sobre o nosso técnico, ele está sob contrato, tem um bônus incrível, não acho que a cabeça dele seja sobre dinheiro. Se você é escolhido, é sobre família. Agora, que tudo terminou, vamos conversar, como sempre falamos, diretamente, cara a cara, vamos resolver – disse Textor.

O G-4 do Brasileirão ficou com Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fortaleza. Baita campanha também do Fortaleza, do técnico Vojvoda. Internacional, São Paulo, Corinthians e Bahia completam os classificados para a Libertadores.

Os times rebaixados são Athletico-PR, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá. O Bragantino se salvou na última rodada ao vencer o Criciúma, em casa, por 5 a 1. O Athletico, por sua vez, perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0, fora de casa.

Os resultados da última rodada:

Grêmio 0 x 3 Corinthians

Atlético-MG 1 x 0 Athletico-PR

Bahia 2 x 0 Atlético-GO

Flamengo 2 x 2 Vitória

Botafogo 2 x 1 São Paulo

Palmeiras 0 x 1 Fluminense

Bragantino 5 x 1 Criciúma

Fortaleza 3 x 0 Internacional

Cuiabá 1 x 2 Vasco

Juventude 0 x 1 Cruzeiro

Leo Santos
3294 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.