18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Botafogo perde para o Peñarol, mas garante vaga na final da Libertadores

Peñarol venceu o Botafogo, mas Alvinegro ficou com a vaga
Peñarol venceu o Botafogo, mas Alvinegro ficou com a vaga. Foto: Associated Press / Alamy Stock Photo

O Botafogo está na final da Libertadores. O Alvinegro foi derrotado pelo Peñarol (URU) por 3 a 1, no Centenário, em Montevidéu, nesta quarta-feira, mas garantiu a vaga por ter vencido o jogo de ida por 5 a 0. Báez (duas vezes) e Batista marcaram os gols do time da casa. Almada marcou o único gol do Bota. Na grande final, o Botafogo vai enfrentar o Atlético-MG, que passou pelo River Plate (ARG) na outra semifinal.

Saiba como apostar em jogos de futebol

O Peñarol fez uma grande partida. Precisando de uma goleada para se classificar, foi pra cima do Botafogo desde o início. E abriu o placar com um golaço de Báez no primeiro tempo. O Botafogo, com um time misto, só assustou em uma falta cobrada por Alex Telles.

No intervalo, o Peñarol teve o goleiro Aguerre expulso. Ele agrediu o goleiro John. Obviamente, o fato atrapalhou a recuperação do time uruguaio. Mesmo assim, Báez ampliou o placar com outro golaço de fora da área. O Botafogo diminuiu após uma ótima jogada de Almada. O argentino tabelou com Marlon Freitas e colocou na rede.

No lance seguinte, o Peñarol marcou mais um gol com Batista, mas já era tarde. Não tinha tempo para mais três gols. O Botafogo se classificou e fez a festa no Centenário.

É a primeira vez na história que o Botafogo se classifica para a final da Libertadores. Vai em busca do título inédito. O Atlético-MG vai em busca do BI. Foi campeão em 2013.

Essa será a quarta decisão brasileira nas últimas cinco finais de Libertadores. Em 2020, Palmeiras e Santos fizeram a final. Em 2021, Palmeiras e Flamengo disputaram a decisão. Em 2022, Flamengo e Athletico-PR. E agora em 2024, Botafogo e Atlético-MG.

Leo Santos
3092 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.