18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Botafogo goleia o Vasco em São Januário, fica perto da Série A e afunda rival

Marco Antônio comemora um dos seus gols
Marco Antônio comemora um dos seus gols. Foto: Vitor Silva / Botafogo

O Botafogo sobe! E sobe mesmo! O Alvinegro goleou o Vasco por 4 a 0, neste domingo, em São Januário, pela 34ª rodada da Série B do Brasileirão, e praticamente carimbou a sua vaga na Série A. A quatro rodadas do fim da competição, o Fogão chegou a 62 pontos e assumiu a liderança. São oito pontos a mais que o quinto colocado, CSA. O Cruz-Maltino, por sua vez, ficou ainda mais distante do acesso. São oito pontos para o G-4.

Saiba como apostar no Brasileirão

Os gols do jogo foram marcados por Marco Antônio (2), Rafael Navarro e Diego Gonçalves. Uma partida definida ainda no primeiro tempo. O Botafogo abriu 3 a 0 diante de um Vasco apático. O Vasco, com um a menos por conta da expulsão de Léo Mattos, não tinha poder de reação, e o Bota apenas administrou no segundo tempo. Aliás, marcou mais um e afundou de vez o Vasco da Gama.

– Eu me sinto privilegiado em trabalhar com esse elenco, esse grupo e neste clube. E poder contribuir para um clube com conquistas tão gloriosas e pessoas tão importantes, é muito difícil. A disputa de uma Série B tem que buscar um novo caminho e espero que o Botafogo continue traçando esse novo caminho – disse o técnico do Botafogo, Enderson Moreira, já em clima de acesso.

Os gols do jogo

Outros trechos da entrevista de Enderson:

Enderson fica?“Não temos conversado muito sobre isso. Estamos muito focados. É uma Série B muito disputada. Você vê que muitos clubes se aproximaram do G-4. A competitividade foi aumentada de maneira extrema.

Ninguém conseguiu ter tranquilidade para poder definir uma situação. Temos conversado sobre algumas coisas. Claro que precisamos esperar terminar a temporada. Espero que a gente consiga confirmar esse acesso e que tenha a confirmação das pessoas que estarão presentes para que a gente possa pensar, sim. Claro que tenho um desejo enorme de continuidade”.

Retorno do Chay“A gente está acompanhando. É uma questão muito pessoal e individual, mesmo. O clube está fazendo todo o possível para ele retornar, mas é uma lesão que precisa de atenção.

Porque faz parte do tornozelo e é uma articulação que faz muitos movimentos importantes, de aceleração, desaceleração, frenagem… Então a gente precisa aguardar para que ele possa estar em boas condições de novo. Ele é fundamental nesse aspecto”.

Respeito ao Vasco“O mínimo que a gente tem que fazer como respeito aos atletas do Vasco e comissão técnica, tínhamos que fazer um jogo sem expor desnecessariamente. No segundo tempo a gente continuou buscando o gol, a melhor forma de chegar ao gol do Vasco.

Era o mínimo que a gente tinha que fazer. O que eles estão passando hoje, não sabemos se amanhã eu e os atletas, que somos profissionais, já passaram ou podem passar no futuro. E o que a gente sempre espera é o adversário fazendo o seu melhor”.

Apoio da torcida“A nossa torcida foi fundamental. Não só com todo esse movimento que foi feito ao esgotar os ingressos tão rapidamente. Mas no Engenhão, quando passamos por momentos difíceis…

O jogo contra o Confiança foi um momento extremamente complicado, um jogo muito difícil em que o torcedor esteve ao nosso lado o tempo todo acreditando que a gente podia conseguir o resultado. Acho que está sendo fundamental, mais um atacante que temos na nossa equipe”.

Goleada para a história “Claro que a gente sabe do peso dessa vitória em São Januário, contra uma equipe gigante do futebol brasileiro. Sabemos valorizar cada momento e mostramos isso dentro de campo respeitando muito, mas também tentando sempre buscar o gol e fazer o nosso melhor”.

Confira os resultados da 34ª rodada da Série B:

A classificação:

Leo Santos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.