18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Após empate no tempo normal, Austrália vence o Peru nos pênaltis e vai à Copa do Mundo

Jogadores da Austrália comemoram a classificação
Jogadores da Austrália comemoram a classificação. Foto: IMAGO / Agencia EFE

Em confronto valendo a penúltima vaga na Copa do Mundo nesta segunda-feira (13), a Austrália venceu o Peru nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 0 a 0 no tempo normal, no Estádio Al Rayyan, no Qatar. Com o triunfo, os australianos garantiram vaga no Mundial, marcado para novembro. O destaque foi o goleiro Redmayne, que pegou uma cobrança dos peruanos já nos alternados. 

Saiba como apostar na Copa do Mundo

Com a classificação, a Austrália completa o Grupo D da Copa, ao lado de Dinamarca, França e Tunísia. A estreia será contra os franceses, atuais campeões mundiais, no dia 22 de novembro.  

Nesta terça (14), Costa Rica e Nova Zelândia entram em campo, no mesmo estádio, para disputar a última vaga no torneio. O vencedor irá para o Grupo E, junto com Espanha, Alemanha e Japão.  

O jogo 

Em busca da penúltima vaga na Copa, os torcedores peruanos invadiram o Qatar para apoiar a equipe, além das milhares de pessoas que foram às ruas do Peru, que decretou feriado nacional devido ao confronto. O primeiro tempo deixou bastante a desejar, pois ambos os times pareciam mais preocupados em se defender do que atacar.  

A única boa oportunidade da etapa inicial foi logo aos dois minutos de bola rolando, quando o australiano Duke arriscou um chute de longe, mas a bola foi para fora. Quatro minutos depois, o atacante teve outra chance de fora da área e mandou novamente para fora.  

Apesar do clima morno dentro de campo, as torcidas faziam a festa nas arquibancadas. Mesmo com o apoio dos torcedores, a segunda etapa continuou com poucas oportunidades. Nos minutos finais, a Austrália chegou com perigo com Behich, que bateu da entrada da área e a bola passou rente à trave. Aos 42’, Mabil foi na linha de fundo pela esquerda e cruzou para trás. Hrustic chutou de primeira, mas o goleiro Gallese fez ótima defesa.  

Prorrogação e pênaltis 

Com o placar em branco, a partida foi para prorrogação e continuou com poucas chances de gols para ambos os lados. Porém, o Peru desperdiçou três oportunidades para abrir o placar nos 15 minutos finais. O tempo extra terminou novamente empatado. 

Vale ressaltar que nos minutos finais da prorrogação, o técnico da seleção australiana decidiu substituir o goleiro titular Ryan por Redmayne, pensando na disputa de pênaltis. E a troca deu certo! O novo arqueiro, que se movimentava em cima da linha para tirar a concentração dos batedores, defendeu a última cobrança, já nos alternados, e garantiu a Austrália na Copa do Mundo do Catar.  

Leo Santos
865 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por gra ...

Artigos mais recentes