18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Abel Braga será o novo técnico do Fluminense

Abel Braga está de volta ao Fluminense
Abel Braga está de volta ao Fluminense. Foto: Nelson Perez / Fluminense

O Fluminense definiu que o experiente Abel Braga, de 69 anos, será o técnico da equipe para a temporada 2022. O presidente Mário Bittencourt se reuniu na última segunda-feira (13) com o treinador para acertar os últimos detalhes. Com a chegada do novo comandante tricolor, Marcão, que dirigiu o time na reta final do Brasileirão, retornará ao cargo de auxiliar técnico. A informação é do site “Globoesporte.com”.

Saiba como apostar em partidas de futebol

O último clube comandado por Abelão foi o Lugano, da Suíça, onde permaneceu entre junho e setembro deste ano. No Brasil, o técnico passou recentemente pelo Internacional e fez um bom trabalho, conquistando o vice-campeonato brasileiro de 2020, atrás apenas do Flamengo.

Esta será a quarta vez que Abel Braga treinará o Tricolor das Laranjeiras, clube onde iniciou a carreira como jogador em 1971. Ele já treinou o Flu em 2005, de 2011 a 2013 e de 2016 a 2018. No comando da equipe, o técnico conquistou os títulos do Campeonato Carioca de 2005 e 2012, além do Brasileiro do mesmo ano. Abelão é o segundo treinador com mais partidas na história do clube, somando 326 jogos.

Um dos momentos mais marcantes de Abel à frente do Fluminense foi no Campeonato Brasileiro de 2017. Na ocasião, o técnico se emocionou com a homenagem preparada pela torcida tricolor após a morte do seu filho. Ele chorou no minuto de silêncio antes do triunfo sobre o Atlético-GO por 3 a 1, no Maracanã. No término da partida, ele agradeceu:

“Nunca fui ovacionado dessa maneira. Até o minuto de silêncio foi diferente. Naquele momento eu conversava com ele. A torcida deu um show, foi fantástico o carinho comigo e com meu filho. Agradeço imensamente pela solidariedade”, afirmou.

O retorno de Abel às Laranjeiras, no entanto, parece não ter agradado aos torcedores. Muitos ficaram indignados. Nas redes sociais, o nome do técnico foi um dos assuntos mais comentados do dia. Como mostramos, Abel Braga tem uma forte identificação com o clube, mas mesmo assim os tricolores não conseguiram esconder a frustração. Na opinião da maior parte dos tricolores, o técnico já é considerado ultrapassado.

Contratações para 2022

Além de escolher o novo treinador, o Tricolor também já acertou com alguns jogadores de olho na temporada 2022, onde terá pela frente as disputas do Campeonato Carioca, Pré-Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. A primeira contratação anunciada foi a do volante Felipe Melo, ex-Palmeiras, que firmou contrato até dezembro de 2023. Além disso, o Flu já tem um acordo com o lateral-esquerdo Pineida, ex-Barcelona de Guayaquil, e está muito próximo de anunciar o atacante Willian, de saída do Palmeiras.

Outro jogador que chegou a entrar no radar do Fluminense foi o atacante Nani, ex-Manchester United. O português de 35 anos, que atuou pelo Orlando City (EUA) na última temporada, foi oferecido à diretoria e agradou, mas os valores foram considerados fora da realidade financeira do clube das Laranjeiras.

Leo Santos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.