Campanha trágica na Copa do Mundo Feminina de 2023 foi vital para a saída do comandante
Chegou ao fim o comando do técnico Vlatko Andonovski na seleção feminina dos Estados Unidos. O profissional pediu demissão na última quarta-feira (16). A sua saída já era esperada, pois a campanha da principal equipe do futebol feminino na Copa do Mundo 2023 foi muito ruim. A notícia foi dada pela agência internacional de notícias AFP.
A campanha das yankees foi considerada desastrosa. Na primeira fase do Mundial, as americanas – atuais campeãs – quase não se classificaram. Elas passaram na segunda colocação do Grupo E, com uma vitória e dois empates. Na estreia, a equipe venceu o Vietnã por 3 a 0. Depois foram dois empates seguidos, contra Holanda, por 1 a 1, e Portugal, por 0 a 0.
Diante das portuguesas, os EUA levaram uma bola na trave nos minutos finais. Se tivesse sido gol, o maior campeão do futebol feminino seria eliminado precocemente. Em seguida, nas oitavas de final, a Suécia foi a seleção adversária. Neste jogo, o placar não saiu do 0 a 0 no tempo normal e nem na prorrogação. Foi preciso ter disputa de pênaltis para definir quem seguiria vivo na competição da FIFA. Nas cobranças, as suecas levaram a melhor e venceram por 5 a 4.
A eliminação gerou muitas críticas, incluindo do ex-presidente Donald Trump. “A chocante e totalmente inesperada derrota da seleção dos Estados Unidos contra a Suécia é totalmente representativa do que está a acontecer à nossa nação sob o comando do corrupto Joe Biden. Várias das nossas jogadoras foram abertamente hostis para a América. Nenhum outro país se comportou desta forma, nem de perto”, disse o político na rede social Truth.
Vlatko Andonovski chegou à seleção dos Estados Unidos em 2019. Desde então, o macedônio deu ao país do Tio Sam a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, disputadas em 2021. Na competição, as americanas perderam a semifinal para o Canadá – que depois faturou a medalha de ouro.
Não deve demorar muito para que a federação norte-americana anuncie o substituto ou substituta de Vlatko Andonovski. Em setembro, a equipe tem dois amistosos para disputar contra a África do Sul – que também jogou a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.
A primeira partida será no dia 21, no TQL Stadium, na cidade de Cincinnati, em Ohio. Três dias depois, a bola volta a rolar. Desta vez, americanas e sul-africanas irão medir forças no Soldier Field, localizado na cidade de Chicago, em Illinois.
Pia Sundhage nos EUA?
Recentemente, uma lista feita pelo canal americano Fox Sports apontou a técnica Pia Sundhage, da Seleção Brasileira, como opção para assumir os Estados Unidos. Vale lembrar que ela já esteve neste cargo, de 2008 a 2012. A sueca conseguiu duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim, na China, e de Londres, na Inglaterra.
Só que antes de aceitar um possível convite, Pia precisa resolver a sua situação com a CBF. Ela tem contrato válido até agosto do ano que vem. Na semana que vem, no fim de julho, o presidente Ednaldo Rodrigues irá se reunir com a treinadora para acertar a continuidade ou a quebra da parceria.