Seleção europeia é a segunda maior vencedora de títulos da competição da FIFA.
Na manhã desta quinta-feira (3), a fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023 chegou ao fim. Foram disputados dois jogos do Grupo H, fechando todos os classificados para as oitavas de final. E teve surpresa gigantesca dentro das quatro linhas. Quer saber detalhes do que aconteceu nos gramados australianos? Então, veja abaixo, o resumo destas duas últimas partidas da primeira fase.
Coreia do Sul 1 x 1 Alemanha
Antes de o Mundial começar, ninguém imaginava que as alemãs não iriam nem passar da fase de grupos. A seleção da Europa era vista pelas casas de apostas esportivas como uma das grandes equipes favoritas ao título. Não é para menos, afinal ela só fica atrás dos Estados Unidos no quesito conquista. A Alemanha tem dois troféus da Copa do Mundo Feminina, conquistados em 2003 e 2007. Além disso, ela é a atual vice-campeã da Eurocopa. Trata-se de uma referência e uma potência na modalidade.
No entanto, já foi o tempo em que camisa e tradição ganham jogo. Agora é preciso provar o favoritismo dentro de campo. Em 2023, as germânicas, pela primeira vez em sua história, não avançam para as oitavas de final. O torneio é realizado sob a chancela e a organização da FIFA desde 1991.
Às 7h, horário de Brasília, no Brisbane Stadium, na cidade de Brisbane, na Austrália, Alemanha e Coreia do Sul empataram. As asiáticas saíram na frente no placar, marcando com a volante Cho So-Hyun, aos cinco minutos do primeiro tempo. A atacante Popp marcou o seu quarto gol aos 41 minutos, também do primeiro tempo, para empatar o decisivo.
Com a igualdade, a Alemanha chegou aos quatro pontos. Essa pontuação deixou a seleção na terceira colocação do Grupo H, o que não foi suficiente para passar de fase. A vexatória campanha alemã foi de uma vitória (6 a 0 no Marrocos), uma derrota (2 a 1 para Colômbia) e um empate (1 a 1 com a Coreia do Sul). Ela vai voltar para casa.
Do outro lado do embate, a Coreia do Sul ficou na lanterna da chave, com um solitário ponto. As asiáticas estão eliminadas. Em três jogos foram duas derrotas (2 a 0 para Colômbia e 1 a 0 para o Marrocos) e um empate (1 a 1 com a Alemanha).
Marrocos 1 x 0 Colômbia
Se por um lado a Alemanha fez uma história negativa, o Marrocos fez uma positiva. As marroquinas estão classificadas para as oitavas de final. A vaga veio com a vitória de 1 a 0 sobre a Colômbia, às 7h, no Perth Rectangular Stadium, em Perth, na Austrália. O gol foi feito por Anissa Lahmari nos acréscimos do segundo tempo.
A seleção da África fechou o Grupo H na segunda posição com seis pontos. Foram duas vitórias (1 a 0 sobre a Coreia do Sul e 1 a 0 sobre a Colômbia) e uma derrota (6 a 0 para a Alemanha). O próximo rival do Marrocos será a França, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, na Austrália. A bola rola às 8h, de terça-feira, dia 8 de agosto.
Já a Colômbia entrou em campo praticamente assegurada na próxima fase. As sul-americanas ficaram com seis pontos no topo da tabela. A campanha foi de duas vitórias (2 a 0 contra Coreia do Sul e 2 a 1 diante da Alemanha) e uma derrota (1 a 0 para o Marrocos).
Também na terça-feira, só que às 5h, as colombianas medem forças com a Jamaica. O jogo será no Melbourne Rectangular Stadium, na cidade australiana de Melbourne.