O Goiás Esporte Clube é uma instituição da cidade de Goiânia, no Centro-Oeste do Brasil. A fundação do Esmeraldino aconteceu em 6 de abril de 1943.
Goiás foi criado debaixo de um poste
O Goiás foi criado em 1943, basicamente debaixo de um poste localizado na Rua 23, no centro de Goiânia. Neste local, um grupo de amigos, capitaneados pelos irmãos Lino Barsi e Carlos Barsi, decidiram criar um clube de futebol.
A primeira competição que o clube verde e branco participou foi o Estadual de 1944. Na ocasião, a campanha foi considerada positiva, já que o Goiás ficou no terceiro lugar, atrás de Atlético e Goiânia. Estas duas últimas equipes eram consideradas forças da época. Já o primeiro título foi em 1951, diante do Goiânia. Mas, posteriormente, esta conquista foi perdida por conta de uma ordem judicial.
Depois, ao longo dos anos, o Goiás foi se consolidando como a principal força do futebol do Centro-Oeste do Brasil. Exemplo disto é que o clube costuma sempre marcar presença na Série A do Brasileirão.
Em 2010, os goianos fizeram história e quase foram campeões da Copa Sul-Americana. Eles chegaram até a final do torneio da Conmebol, tendo perdido o título para os argentinos do Independiente. Na ocasião, o atacante Rafael Moura foi o artilheiro da competição, com oito gols marcados.
Uniforme do primeiro jogo foi emprestado
Para a disputa do seu primeiro jogo da história, os jogadores do Goiás não tinham dinheiro para o uniforme. Sendo assim, o duelo contra o Atlético Goianiense foi disputado com o uniforme emprestado do América Mineiro. Só que o conjunto só tinha nove camisas brancas com listras verdes. Sendo assim, dois jogadores tiveram que atuar com uma camisa totalmente branca. A partida aconteceu no Estádio Olímpico, em Goiânia.
Tabela
- Fundação – 6 de abril de 1943
- Apelido – Esmeraldino
- Cores – Verde e Branco
- Presidente – Paulo Rogério Pinheiro
- Estádio – Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha)
- Capacidade do Estádio – 14.525
- Títulos Conquistados: Brasileiro da Série B (1990 e 2012), Campeonato Goiano (1966, 1971, 1972, 1975, 1976, 1981, 1983, 1986, 1987, 1989, 1990, 1991, 1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2006, 2009, 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018). Copa Centro-Oeste (2000, 2001 e 2002)
Team: Jogos e Resultados
Team: Elenco
Ídolos do time
Entre os ídolos do Goiás Esporte Clube é preciso citar o ex-goleiro Harlei. Ele defendeu a camisa esmeraldina de 1999 a 2014, com 831 jogos feitos neste período. A idolatria por Harlei é tão grande que atualmente ele é vice-presidente do clube.
Além de ser ídolo do Internacional, o ex-atacante Fernandão, que faleceu em 2014, também é ídolo dos goianos. Nascido em Goiânia, ele teve duas passagens pelo Goiás: 1995 a 2001 e 2009 e 2010. No total foram 308 jogos realizados, com 116 gols feitos.
Outro atacante que marcou época no final dos anos 90 foi Dill. Ele jogou pelo Esmeraldino de 1994 a 2000, tendo balançado as redes adversárias em 22 oportunidades. Apesar de não ter feito muitos gols, Dill era sempre aclamado pelos torcedores e tinha o nome gritado quando jogava.
A lista de ídolos do Goiás também conta com outros nomes: Paulo Baier, Josué, Araújo, Dadá Maravilha, Aloísio e Matinha.
Torcedores famosos
Por ser um clube regionalizado, focado no Centro-Oeste do Brasil, o Goiás não conta com tantos torcedores famosos. A cantora Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo, torcia para o clube verde de Goiânia. Vale destacar também nomes como: os cantores Leonardo e Marrone e o político Raphael Sebba.
Hino do time
O hino do Esmeraldino foi composto por Paulo Sérgio Vale, Regininha e Tavito. Confira a seguir, a letra completa:
Eu sou Goiás Esporte Clube
Eu sou Goiás, eu sou Goiás e vou gritar
Até o peito me doer
Até perder a voz eu sou Goiás
Eu sou Goiás até morrer, eu Sou Goiás,
Eu sou Goiás de coração
Cada vez nossa torcida cresce mais
Eternamente serei Goiás
Nosso Clube é a nossa glória
A nossa garra, nossa gente, nossa história
O amor pela nossa bandeira
É para nós a maior vitória
Nosso Clube é a nossa glória
Nossa garra, nossa gente, nossa história
A vida toda eu vou torcer
Eu sou Goiás, Goiás, até morrer
Eu sou Goiás Esporte Clube
Eu sou Goiás, eu sou Goiás e vou gritar
Até o peito me doer
Até perder a voz eu sou Goiás
Eu sou Goiás até morrer
Eu sou Goiás, eu sou Goiás de coração
Cada vez nossa torcida cresce mais
Eternamente serei Goiás.
Sede do time
O Goiás manda as suas partidas no Estádio Hailé Pinheiro, conhecido popularmente como Serrinha. Porém, quando o jogo tem um apelo maior de público, ele é realizado no Estádio Serra Dourada, também em Goiânia. Foi lá, por muito tempo, que foi a casa do Esmeraldino, até a reforma da Serrinha ficar pronta.
Quando o assunto é centro de treinamento, o Goiás conta com dois. Tratam-se do CT Coimbra Bueno e do CT Edmo Pinheiro. As duas instalações contam com uma boa estrutura para os atletas, englobando vários campos, academia, piscina aquecida e quartos.
Sócio-Torcedor
O Sou Goiás é o nome do programa de sócio-torcedor do Goiás Esporte Clube. Com ele, os goianos buscam fidelizar o seu torcedor e oferecer diversas vantagens para ele. É também uma fonte de renda para a instituição.
Entre os benefícios oferecidos pelo Sou Goiás estão os descontos em diversos parceiros do clube. O desconto na compra de produtos oficiais, na Loja Green, também é uma vantagem oferecida. Além disso, também há o desconto nos ingressos dos jogos. Ao todo são quatro planos: Sou Vip, Sou Parça, Sou Kids e Sou Mais. Na maioria destes planos o pagamento é anual, enquanto apenas o primeiro é mensal, tendo quantia de R$ 199,00.