O volante Lucas Leiva, do Grêmio, anunciou nesta sexta-feira, aos 36 anos, que está se aposentando do futebol. Ele estava afastado dos gramados desde o fim do ano passado por conta de um problema cardíaco. Lucas Leiva resolveu seguir o conselho dos médicos. O jogador foi diagnosticado com uma fibrose cicatricial no miocárdio. Ele repetiu os mesmos exames de três meses atrás. Nas duas ocasiões, o problema foi constatado.
Saiba como apostar na Champions League
– Primeiro queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciado minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Mas só tenho a agradecer. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como eu gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. Minha saúde vem em primeiro lugar – disse o atleta, que foi revelado pelo Grêmio, mas fez boa parte da carreira na Europa em clubes como Liverpool e Lazio.
O médico Márcio Dornelles falou sobre o problema cardíaco de Lucas Leiva.
– Após o término desse período de três meses recomeçamos a realizar todos os exames para ver como ele se encontrava. Terminamos ontem, finalizamos todos os exames. E após avaliar essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos que o Lucas não continuasse com atividades de alta performance porque poderia trazer riscos à saúde, uma delas ter arritimias, e sérios riscos de saúde – explicou.
Em nome do Grêmio, falou o presidente Alberto Guerra:
– Tinha preparado um discurso bonito, mas não sei se vou conseguir falar tudo. Queria te parabenizar pela carreira exitosa nos clubes que passou, Grêmio, Liverpool e Lazio. É tudo muito recente, fico muito feliz que vai seguir uma vida normal. Quero dizer em nome de todos os gremistas que poucos nos representaram como tu, por isso emociona tanta gente esse momento. Deixo aqui que vamos dar teu tempo, se quer descansar, mas se quiser ajudar o clube, vamos conversar. Tu é um grande líder no vestiário que todos aprendemos a respeitar.
O Liverpool, onde Lucas fez boa parte da carreira, também homenageou o jogador.
“Estamos todos com você, Lucas Leiva. Parabéns por uma carreira brilhante e desejamos a você o melhor em seu próximo capítulo”.
O último grande feito de Lucas Leiva no futebol foi o acesso com o Grêmio à Série A do Campeonato Brasileiro.