18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Fluminense vence o Flamengo, de virada, e conquista a Taça Guanabara

Fluminense levanta a taça de campeão da Taça Guanabara
Fluminense levanta a taça de campeão da Taça Guanabara. Foto: IMAGO / Fotoarena

O Fluminense venceu o Flamengo na noite desta quarta-feira, no Maracanã, por 2 a 1, de virada, e conquistou a Taça Guanabara pela 12ª vez em sua história. Everton Cebolinha, com um golaço, abriu o placar para o Rubro-Negro no primeiro tempo. Cano, sempre ele, e Pirani viraram para o Tricolor na segunda etapa. Festa no Fluminense e crise no Flamengo. O time do técnico Vitor Pereira acumula a quarta perda de título em três meses. Foi vice-campeão da Supercopa do Brasil, caiu na semifinal do Mundial de Clubes, foi vice-campeão da Recopa e agora fica com o vice-campeonato da Taça Guanabara.

Saiba como apostar em partidas de futebol

Foi um jogo com dois tempos distintos. No primeiro tempo, o Flamengo, com uma escalação diferente, foi melhor. Encaixou a marcação e não deixou o Fluminense jogar. Abriu 1 a 0 com Cebolinha e poderia ter feito mais, caso Gabigol não perdesse um gol na cara de Fábio. O gol que o artilheiro marcou foi anulado, porque Matheus França fez falta no volante André.

No segundo tempo, Fernando Diniz, técnico do Fluminense, ajustou o time, e o Tricolor foi melhor. Ele puxou André para a zaga e melhorou a saída de bola. O Fluminense passou a criar mais e incomodar o Flamengo. Vitor Pereira, por sua vez, não foi feliz nas substituições.

Após boa jogada do Fluminense pela esquerda, o artilheiro argentino Germán Cano recebeu sozinho na área e fuzilou o goleiro Matheus Cunha: 1 a 1. A virada veio nos minutos finais. Cano não conseguiu a finalização e a bola sobrou para Pirani, que finalizou no canto de Cunha: 2 a 1.

Ainda teve tempo para uma pequena confusão em campo. Gerson chutou o jogador do Fluminense e levou cartão amarelo. Felipe Melo, que acabara de entrar, foi expulso.

– Um bicampeonato, ciclo se mantendo, um sentimento inexplicável, temos tudo para manter e continuar o trabalho. Vamos tentar ganhar outros títulos esse ano (…) Sem sombras de dúvidas é o momento mais especial da carreira. Graças a Deus as coisas estão acontecendo. Títulos, convocação, meu filho, não vamos parar por aqui. Continuar trabalhando, manter o foco e fazer uma boa temporada – comemorou o volante do Fluminense André, um dos destaques da partida.

Ele ainda falou sobre um lance com Gabigol no início do primeiro tempo, quando foi atingido de forma violenta pelo jogador do Flamengo.

– No primeiro lance do jogo, o Gabigol já chegou chutando a bola em mim. Acho que ele não entendeu muito bem o que falei no meio de semana. Logo depois que fizeram o primeiro gol, ele veio falar que escolhi o favorito errado – afirmou.

Pelo lado do Flamengo, lamentações.

– Dadas as circunstancias, eu quero lembrar que Pedro e Varela são jogadores que só estavam aqui por ser uma final. Eles não estavam em condições normais para nos ajudar. Pedro vem de uma lesão, fez apenas um treino. O Varela veio porque teve que vir, mas está lesionado. Thiago Maia, Erick Pulgar, David Luiz, Filipe Luís e Victor Hugo estão lesionados. E mesmo assim fizemos uma primeira parte brilhante, jogamos de forma agressiva. Pressionamos. Fizemos dois gols, um deles anulados. Gols limpos na minha opinião. Éramos para ir para o intervalo por 2 a 0. Esse era o resultado – avaliou Vitor Pereira.

O português, por enquanto, segue no cargo de técnico. Lembrando que o Flamengo jogava pelo empate para ser campeão da Taça Guanabara e ir com vantagem de dois resultados iguais para a semifinal do Carioca. O Fluminense terá a vantagem.

As semifinais que se desenham são Fluminense x Volta Redonda e Vasco x Flamengo. O Cruz-Maltino é favoritaço na partida contra o Bangu desta quinta-feira, às 19h30, em São Januário. Caso vença, ultrapassa o Flamengo, assume a segunda colocação e vai pra semifinal com a vantagem.

Leo Santos
2488 artigos
Leonardo Santos é jornalista esportivo com passagens por grandes jornais do Brasil como Lance e Grupo Globo. Escreve para o Apostagolos desde 2021.