O primeiro sinal de que a roda do Arsenal seguirá girando mesmo com a ausência de Gabriel Jesus aconteceu na primeira partida do time no retorno da Premier League, depois da parada para a Copa do Mundo. O time venceu o West Ham por 3 a 1, com um gol de cada um dos seus atacantes titulares: Saka, Nketiah e Gabriel Martinelli.
Especialmente o último deixa John Barnes, ídolo do Liverpool, bem confiante de que os Gunners conseguirão manter o nível alcançado até aqui, com Gabriel Jesus como titular – a equipe é líder da Premier League, com uma campanha de 13 vitórias, um empate e uma derrota.
O ex-jogador da seleção inglesa, em entrevista ao “BonusCodeBets“, site parceiro do Apostagolos , afirmou que a evolução de Martinelli deixa o Arsenal tranquilo para o período de desfalque da principal contratação para a temporada.
– Jesus será uma grande perda, mas eles conseguirão se manter sem eles. Saka e Martinelli também podem jogar mais centralizados. O Arsenal tem muitas opções. Martinelli foi muito bem na temporada passada e acredito que a atual esteja sendo um passo adiante para ele. Jurgen Klopp (técnico do Liverpool) falou muito bem dele e como ele era perigoso. Ele vem de ótimas temporadas, está jogando com regularidade e ainda foi à Copa do Mundo com o Brasil. Isso é fantástico.Conheço o jogador há algum tempo e nada disso me surpreende – afirmou Barnes.
Desfalque por três meses
O destino não foi muito generoso com Gabriel Jesus. Ele deixou o Arsenal em alta, correspondendo às expectativas criadas quando foi contratado, para se juntar à seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar. Quando jogou como titular, na derrota para Camarões, sofreu lesão no joelho direito.
O problema ocasionou seu corte da seleção, que posteriormente seria eliminada nas quartas de final da Copa, para a Croácia. Para completar, Gabriel Jesus ficará cerca de três meses no departamento médico, para se recuperar.
Para John Barnes, o fato de o Arsenal ser uma equipe com um estilo de jogo muito coletivo pode ajudá-la a não sentir tanto a ausência do camisa 9 num momento da temporada em que a equipe tenta ampliar a vantagem sobre Newcastle e Manchester City, os outros dois times mais próximos na tabela de classificação.
– Não acredito que Jesus chocou o mundo em termos de gols marcados pelo Arsenal até agora. Ainda assim, ele acrescentou muitas qualidades à equipe. Tanto que o clube pode ir ao mercado atrás de um centroavante na atual janela de transferências. O fato é que o Arsenal joga de uma maneira parecida com a do Manchester City, em termos de criatividade e gols divididos pela equipe. Não acredito que o Jesus será esse desfalque todo que as pessoas estão pensando – disse Barnes.
Na atual temporada, Gabriel Martinelli soma 21 partidas e seis gols pelo Arsenal, enquanto Gabriel Jesus, até sofrer a lesão, acumulou 20 jogos e cinco bolas na rede na temporada. Atualmente, o Arsenal conta com quatro jogadores brasileiros no elenco. Além de Jesus e Martinelli, um terceiro Gabriel, o Magalhães, zagueiro e titular da equipe de Mikel Arteta. Completa o quarteto o atacante Marquinhos, de 19 anos, revelado pelo São Paulo e que estava na equipe B dos ingleses até a temporada passada. Esse ano, já jogou cinco partidas e fez um gol.