O Japão dificilmente poderia ter estado em um grupo mais difícil. Os japoneses têm um bom espírito de equipe e uma admirável solidariedade. No entanto, isto não deve ser suficiente para superar os alemães e os espanhóis. Ao contrário, podemos facilmente imaginar o Japão batalhando com a Costa Rica pelo terceiro lugar.
O Japão é a referência do continente asiático na Copa do Mundo. Jogando no Catar pela sétima Copa do Mundo consecutiva e ter se classificado para as oitavas de final três vezes (2002, 2010 e 2018), tornando-se a equipe asiática com o maior número de vitórias na fase de grupos. O país do sol nascente é uma nação a ser vigiada de perto nos próximos anos.
A Campanha de Qualificação para a Copa do Mundo:
Na segunda rodada, o Japão se classificou facilmente com oito vitórias no mesmo número de jogos e uma vantagem de onze pontos sobre seus desafiantes mais próximos, o Tadjiquistão. Quirguistão, Mongólia e Birmânia, todos terminaram bem atrás. O impressionante país do sol nascente, que reconhecidamente não tinha um grupo muito forte, marcou 46 gols e sofreu apenas dois. Em seguida, na terceira rodada, os japoneses garantiram um lugar na Copa do Mundo com um segundo lugar, um ponto atrás da Arábia Saudita. Mas sete pontos à frente da Austrália, que foi relegada à repescagem antes da classificação contra o Peru.
O Japão é sempre uma equipe difícil de ser quebrada. Bélgicaque eliminou o país asiático em 2018, em uma dura competição, pode atestar isso. Uma nova geração está surgindo após a aposentadoria de muitos dos jogadores mais velhos, e alguns deles estão jogando por clubes maiores. É o caso de Takumi Minamino (Mônaco), Takehiro Tomiyasu (Arsenal) e Daichi Kamada, que venceu a Liga Europa com o Eintracht Frankfurt na última temporada.
Os Principais Jogadores do Japão:
- Takumi Minamino (27). O ex-atacante do Liverpool não joga muito pelo seu clube, mas continua sendo uma parte indispensável da equipe japonesa, com uma média de um gol a cada duas partidas (41 partidas pela seleção, 17 gols).
- Takehiro Tomiyasu (23). O lateral direito do Gunners surgiu nesta temporada como uma das agradáveis surpresas da Premier League inglesa e será logicamente um dos líderes do time japonês na próxima Copa do Mundo no Catar.
- Daichi Kamada (25). O meia-atacante está saindo de uma grande temporada com o Frankfurt, tanto individual quanto coletivamente, e venceu o C3 contra o Glasgow Rangers na final. Ele ganhou muita experiência nas últimas semanas, o que só pode ser benéfico para sua equipe.