Vai rolar a bola para o Brasileirão Feminino 2022. Nesta sexta-feira (04/03), às 21h, no Allianz Parque, Palmeiras e Atlético-MG fazem o primeiro jogo da competição. Então, vamos conhecer os times favoritos ao título?
O Corinthians, atual campeão, o Palmeiras, que tem uma das melhores atacantes do país, e o Flamengo, que se reforçou bastante, surgem como os principais candidatos ao troféu.
Corinthians chega forte após título da Supercopa
O Corinthians, aliás, é o atual campeão paulista, da Libertadores e da Supercopa. Uma verdadeira potência do futebol feminino que chega, mais uma vez, muito forte. O Timão é o maior campeão do Brasileirão Feminino com três títulos (2018, 2020 e 2021) e vai em busca do tetra.
A atacante Gabi Zanotti, de 37 anos, é um dos grandes destaques do Corinthians. Ela foi peça fundamental nos últimos títulos com gols e jogadas espetaculares.
Grande rival do Corinthians na disputa do título brasileiro, o Palmeiras conta com uma das melhores atacantes do futebol brasileiro: Bia Zaneratto. O Alviverde travou uma briga daquelas com o Flamengo para ficar com a craque. É nela em quem o time paulista deposita as suas fichas para levar o caneco.
O Flamengo, campeão do Brasileirão Feminino em 2016, também chega forte ao Brasileirão Feminino 2022. A meia Darlene é o grande nome da equipe, que fez contratações de peso. A meia Duda, da Seleção Brasileira, e a volante Thaisa, são alguns dos reforços do Rubro-Negro para a disputa.
– Estamos muito motivadas pra nossa estreia e pra toda a competição. Trabalhamos muito nesses últimos meses e temos grandes objetivos pela frente. Queremos muito conduzir o Flamengo ao topo – disse Darlene, em papo excusivo com o Apostagolos.
O Flamengo vem de um título carioca conquistado de forma incontestável e de uma boa participação na Supercopa. O time do técnico português Luis Andrade, outra contratação para a temporada, caiu na semifinal, nos pênaltis, após dominar o Grêmio no tempo normal.
Como funciona o Brasileirão Feminino 2022?
A primeira fase será disputada em 15 rodadas. Todo mundo contra todo mundo. As oito melhores equipes se classificam para os Playoffs (quartas de final). As quatro piores são rebaixadas para a Segunda Divisão (Série A2). No mata-mata com jogos de ida e volta, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo e por aí vai. Semifinais e final também serão em jogos de ida e volta.
E mais :
Times participantes do Brasileirão 2022
São 16 os times participantes do Brasileirão Feminino 2022. Confira abaixo. A curiosidade é que apenas nove deles também estão na Série A do Brasileirão Masculino.
- Atlético-MG
- Avaí/Kindermann
- Bragantino
- Corinthians
- Cresspom
- Cruzeiro
- Esmac
- Ferroviária
- Flamengo
- Grêmio
- Internacional
- Palmeiras
- Real Brasília
- Santos
- São José
- São Paulo.
A primeira rodada do Brasileirão Feminino:
Palmeiras x Atlético-MG – 21h – Sexta-feira
Corinthians x Bragantino – 14h – Sábado
São José x Avaí/Kindermann – 15h – Sábado
Internacional x Cresspom – 16h – Sábado
Real Brasília x Santos – 15h – Domingo
Cruzeiro x Grêmio – 15h – Domingo
Ferroviária x Esmac – 18h – Domingo
Flamengo x São Paulo – 20h – Segunda-feira
Onde assistir ao Brasileirão Feminino 2022?
Na TV Aberta, aos sábados, a Bandeirantes transmite o Brasileirão Feminino 2022. Na TV fechada, a transmissão fica por conta do Sportv. Na primeira fase, o canal vai transmitir dois jogos por rodada. Serão mais dois nas quartas de final. A partir da semifinal, todos serão transmitidos.
Os jogos que não forem transmitidos nem por Band e Sportv, serão transmitidos pelas TVs dos clubes, provavelmente no Youtube.
Todos os campeões do Brasileirão Feminino
Com três títulos brasileiros conquistados (2018, 2020, 2021), o Corinthians é o maior campeão do país. A Ferroviária, com dois (2014 e 2019) aparece na sequência.
- 2013 – Centro Olímpico
- 2014 – Ferroviária
- 2015 – Rio Preto
- 2016 – Flamengo
- 2017 – Santos
- 2018 – Corinthians
- 2019 – Ferroviária
- 2020 – Corinthians
- 2021 – Corinthians
Maiores campeões do Brasileirão
Corinthians (3 títulos), Ferroviária (2 títulos), Flamengo (1 título), Santos (1 título), Rio Preto (1 título), Centro Olímpico (1 título).