O atacante Osvaldo, do Vitória, foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar e está fora da temporada pelo time baiano. O atleta de 37 anos está em tratamento e vai precisar ficar fora dos gramados de três a seis meses para a recuperação.
Saiba como apostar em jogos de futebol
Osvaldo chegou ao Vitória desde o início do ano passado e tem contrato até dezembro deste ano. Vale destacar que, de acordo com o protocolo no futebol, caso o atleta tenha uma lesão na reta final do vínculo, o clube é obrigado mantê-lo até sua total recuperação.
Em entrevista ao site “Globoesporte.com”, o médico Almério Machado, especializado no assunto, disse que as atividades mais intensas precisam ser evitadas nos próximos meses por causa da medicação que o atleta vai passar a tomar.
“Deve lembrar que ele vai ficar anticoagulado, no mínimo, entre três e seis meses. E a anticoagulação, nesses casos, deixa o indivíduo suscetível a sangramento. Uma pancada no braço vai fazer hematoma. Esse é o porém. No mínimo três meses”, revelou.
“O anticoagulante diminui a coagulação. Torna o sangue, usando uma palavra que o leigo conhece mais, como mais ralo, mais fino. Então, se você sofrer um corte, vai sangrar mais e por mais tempo. Imagine um trauma em um membro no tórax, no crânio. O sangramento vai ser prolongado. Todo mundo que se corta, faz um cascão e para o sangramento. Isso vai demorar muito de acorrer em um indivíduo coagulado”, finalizou.
O atacante descobriu a doença após o jogo contra o Atlético-GO, no último sábado. Ele sentiu um desconforto no tórax durante a viagem de volta à Salvador. Osvaldo tinha sentido o tornozelo no treino da semana anterior e não chegou a entrar em campo contra a equipe goianiense.
Em Salvador, o desconforto persistiu e o atacante foi encaminhado para um hospital, onde realizou exames de imagem que constatou tromboembolismo pulmonar, que é quando um trombo (coágulo) se movimenta para o pulmão. Osvaldo segue internado, mas se manifestou nas redes sociais: “espero estar logo defendendo as cores do Leão”.