Ex-jogador do Barcelona, Ivan Rakitic chegou ao futebol da Croácia com status de astro internacional. O meia de 36 anos foi apresentado oficialmente nesta semana como novo reforço do Hajduk Split e foi recepcionado por milhares de torcedores que marcaram presença em frente à sede do clube. Este será o primeiro time croata na carreira do atleta, que começou a carreira no futebol da Suíça.
Saiba como apostar em jogos de futebol
Rakitic teve uma breve passagem pelo futebol da Arábia Saudita, defendendo as cores do Al-Shabab. Contratado pelo Hajduk Split, ele assinou contrato válido por uma temporada com o clube croata, com possibilidade de extensão por mais um ano.
No Hajduk, o meia reencontrará Perisic, ex-companheiro de seleção. Sob o comando do técnico Gennaro Gattuso, o time tentará acabar com a hegemonia do Dínamo Zagreb, que é o atual heptacampeão nacional. Venceu 19 das últimas 20 Ligas da Croácia.
“Se alguém tivesse me dito há dois ou três meses que eu viria para cá, eu teria rido. Estou grato por poder retribuir algo ao futebol croata. Surgiu a oportunidade, e não havia outra opção senão o Hajduk. Estou feliz que isso seja possível. Mal posso esperar para entrar no time, fazer parte da cidade, do clube, da nossa torcida, trabalhar, me esforçar e lutar. Começar o mais rápido possível”, afirmou o jogador.
O que pouca gente sabe é que, apesar de ter feito parte de uma geração histórica da seleção croata, Rakitic nasceu na Suíça, defendendo o país nas categorias de base. Ele é filho de pais croatas que se refugiaram para terras suíças. Após atuar nas categorias de base do Basel, o meia se profissionalizou no time suíço e foi contratado pelo Schalke 04, da Alemanha.
Mas foi no Sevilla que Rakitic despontou para o futebol mundial, chamando a atenção do Barcelona, onde jogou entre 2014 e 2020. Ele defendeu a seleção croata nas Copas do Mundo de 2014 e 2018 (sendo vice-campeão), além das Eurocopas de 2008, 2012 e 2016.