A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou no dia 3 de setembro os 17 times que participarão do Novo Basquete Brasil (NBB) 2021/2022. Serão 17 equipes: Bauru Basket (SP), Brasília Basquete (DF), Cerrado (DF), Caxias do Sul Basquete (RS), C.A. Paulistano (SP), C.R. Flamengo (RJ), E.C. Pinheiros (SP), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Minas Tênis Clube (MG), Mogi Basquete (SP), Pato Basquete (PR), Rio Claro (SP), São Paulo F.C. (SP), Sesi Franca (SP), S.C. Corinthians (SP), Unifacisa (PB) e União Corinthians (RS).
O sistema de disputa do NBB foi alterado. Diferentemente da última temporada, que foi realizada com o modelo de sedes (por conta da pandemia da Covid-19), nesta teremos o formato tradicional, com jogos ida e volta. Não haverá rebaixamento.
– É uma enorme satisfação ver o crescimento do NBB em cada temporada que se passa. Seguimos evoluindo dentro e fora das quadras com a contribuição dos clubes e o engajamento dos nossos fãs. Espero que seja mais uma temporada histórica e que o nosso basquete continue na direção certa – disse o presidente da LNB, Delano Franco, ao site oficial da entidade.
Flamengo NBB
Atual e maior campeão do NBB, o Flamengo é um dos favoritos à conquista nesta temporada 2021/2022.
– Sabemos que vai ser uma temporada difícil. Outros times chegaram com grande investimento e vão brigar até o fim pelo título. Trouxemos jogadores experientes e com a cara do Flamengo, que querem fazer história mais uma vez, não só no NBB, mas em todas as competições que disputarmos. Não vai ser fácil, a expectativa é de grandes confrontos nessa temporada e vamos trabalhar muito para conquistar cada vitória – comentou o técnico rubro-negro Gustavo de Conti, o Gustavinho.
O Flamengo NBB perdeu bons nomes como o ala Marquinhos e o pivô Hettsheimeir, mas repôs as peças à altura. Chegam ao Rubro-Negro grandes nomes: o pivô Vitor Faverani, ex-Boston Celtics, o ala-armador americano Dar Tucker, e o ala também americano Brandon Robinson. Todos os três com vasta experiência no basquete internacional.
– Fui embora do Brasil com 13 anos para jogar na Espanha e, desde então, sempre tive o sonho de voltar para jogar aqui, mas nunca imaginei que teria o privilégio de defender um Manto de tanto peso e tanta história como o do Mengão. Espero poder ajudar o time a vencer cada jogo nessa minha primeira temporada. Quero conquistar títulos e acredito que esse deve ser o objetivo de todo jogador que está no clube – disse Faverani.
São Paulo NBB
Vice-campeão da última temporada, o São Paulo também aparece como um dos favoritos à conquista do título. A grande contratação do clube foi o experiente ala Marquinhos, multicampeão com o Flamengo.
– Sempre que um NBB passa, o outro é mais forte, mais concorrido. Tivemos bastante mudança no mercado, alguns times se fortalecendo, outros com jogadores novos. Então, a competição tem tudo pra ser bem concorrida e disputada, assim como nas últimas edições – comentou Marquinhos.
– A minha expectativa pessoal é de, como sempre, fazer um bom campeonato. Quero representar essa camisa que estou vestindo (São Paulo). Vestir a camisa do time do meu coração é a realização de um sonho para mim, e fica melhor ainda tendo a chance de brigar contra os melhores times pelo título – acrescentou, por fim.
Outro grande reforço do São Paulo foi o ala-pivô Bruno Caboclo, de 25 anos. Ele é considerado um dos jogadores mais talentosos da nova geração do basquete brasileiro.
Franca NBB
O terceiro grande favorito é o tradicional Franca. Com os grandes reforços Lucas Mariano, MVP do último NBB atuando pelo São Paulo, Georginho e David Jackson, a equipe chega firme na briga pelo título.
– Estou com a expectativa alta para o início do NBB. Fui o King Of The Season (MVP) da última temporada e espero ter uma atuação ainda melhor neste ano. Agora estou defendendo a camisa do Sesi Franca, uma equipe recheada de grandes talentos, e vamos brigar pelo título – disse Lucas Mariano.
Bauru e Corinthians correm por fora
As equipes do Bauru e do Corinthians também montaram ótimos times. O Bauru, campeão da temporada 2016-17, por exemplo, contratou o ótimo pivô Rafael Hettsheimeir, que brilhou com a camisa do Flamengo no último NBB. Já o Timão tem como ponto forte o ótimo treinador Léo Figueiró.
– O desafio é do tamanho dos meus sonhos. O Corinthians é um clube gigante. Gosto de saber que teremos uma grande torcida nos acompanhando e a minha motivação é fazer a equipe representar essa grandeza – disse o técnico.
Confira a lista com todos os campeões do NBB
2020-21 – Flamengo
2018-19 – Flamengo
2017-18 – Paulistano
2016-17 – Bauru
2015-16 – Flamengo
2014-15 – Flamengo
2013-14 – Flamengo
2012-13 – Flamengo
2011-12 – Brasília
2010-11 – Brasília
2009-10 – Brasília
2008-09 – Flamengo
Onde assistir aos jogos da NBB Brasil
A NBB TV Cultura, mais uma vez, será um dos canais que transmitirá a competição. O NBB também será transmitido em forma de streaming (NBB ao vivo online). Em breve, mais informações por aqui. Fique ligado!