Os jogadores da Itália ainda estão em êxtase com a conquista da Eurocopa, e com o bolso cheio. De acordo com informações do jornal “La Reppublica”, cada atleta vai receber 250 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão) pelo título. A Federação Italiana de Futebol (FIGC) recebeu a bolada de 28,25 milhões de euros (cerca de R$ 176 milhões) da Uefa pela conquista e repartiu o valor entre jogadores e membros do staff da Azzurra.
A delegação da Itália desembarcou em Roma na manhã desta segunda-feira e foi recebida por cerca de 200 torcedores no aeroporto. Depois, os campeões da Euro foram recebidos pelo presidente do país, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinale. Em seguida, estiveram com Mario Draghi, primeiro-ministro do país, no Palazzo Chigi, a sede do Conselho de Ministros e sua residência oficial.
– Estamos orgulhosos por estar aqui no Quirinale. Agradeço ao presidente Mattarella por ser o torcedor número um da seleção. Escrevemos uma das páginas mais belas da história do futebol italiano. Dedicamos esse título a todos os italianos – afirmou o técnico Roberto Mancini.
As autoridades não queriam que a delegação italiana fizesse um desfile aberto para o público, mas não teve jeito. Os atletas forçaram e a festa acabou acontecendo. Muita aglomeração nas ruas de Roma como pode-se ver nas imagens.
A Itália se sagrou bicampeã da Eurocopa ao vencer a Inglaterra nos pênaltis, em Wembley, neste domingo. No tempo normal + prorrogação: 1 a 1. Nos pênaltis, vitória italiana por 3 a 2 com direito a show do goleiro Donnarumma, que defendeu duas cobranças inglesas (de Sancho e Saka).
Donnarumma, vale lembrar, será oficalizado em breve como reforço do Paris Saint-Germain. Considerado o melhor goleiro do mundo na atualidade (ele foi eleito o melhor jogador da Euro), Gigio chega para disputar posição com o veterano Keylor Navas.