18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial

Jorginho: saiba porque estrela do Chelsea escolheu a Itália

O volante brasileiro naturalizado italiano Jorginho, de 29 anos, vem sendo um dos destaques da Itália, finalista da Eurocopa. Foi dele o gol de pênalti contra a Espanha que colocou a Azzurra na decisão. E muitos brasileiros têm se perguntado: por qual motivo o jogador do Chelsea escolheu a seleção italiana e não a brasileira?

Observando as atuações de Jorginho pelo Chelsea e pela seleção da Itália, não há dúvida de que ele teria vaga pelo menos no banco de reservas da equipe do técnico Tite. Hoje, o time titular do Brasil conta com os volantes Casemiro, do Real Madrid, e o questionado Fred, do Manchester United.

Em entrevista concedida à Espn Brasil em 2018, Jorginho explicou o motivo pelo qual escolheu a Itália. O jogador do Chelsea deixou o Brasil muito novo, com apenas 15 anos e fez toda a carreira no futebol italiano. Foi uma forma de retribuir as oportunidades que recebeu quando jovem.

– A Seleção Brasileira sempre vi como uma coisa muito distante, pelo fato de nunca ter atuado no Brasil profissionalmente e ter chego aqui com 15 anos de idade… Então, como a Itália abriu as portas para mim, eu não podia fechar. Pesou muito essa questão de ter vindo bem cedo – explicou.

Nascido em Imbituba (SC), Jorginho fez toda a base e se profissionalizou no Hellas Verona. Muito jovem, chegou a ser emprestado ao pequeno Sambonifacese, mas voltou ao Verona e conseguiu se firmar. Na temporada 13/14 foi vendido ao Napoli por 9,5 milhões de euros. Na temporada 18/19 foi comprado pelo Chelsea por 57 milhões de euros (cerca de R$ 354 milhões na cotação atual).

Jorginho
Jorginho é um dos destaques da Itália na Euro. Foto: Reprodução Instagram / @jorginhofrello

Jorginho, vale lembrar, fez a sua estreia com a camisa da seleção italiana em março de 2016, quando tinha dois anos de Napoli. Naquela época, era ainda menos conhecido do público brasileiro. Cinco anos depois, o jogador é uma das peças chave do técnico Roberto Mancini. E, podemos dizer, do Chelsea. O Jorginho do Chelsea, como muitos brasileiros o conhecem, é o atual campeão da Champions League e vai disputar o Mundial de Clubes.

Neste domingo, às 16h (horário de Brasília), Jorginho terá a oportunidade de fazer história com a camisa da Azzurra. A seleção italiana vai em busca do bicampeonato da Euro, em Wembley, contra a Inglaterra. Ao lado de Jorginho, outros dois brasileiros naturalizados italianos: o zagueiro Rafael Tolói, ex-São Paulo e Goiás, e o lateral-esquerdo Emerson, ex-Santos.

“Está se tornando uma jornada histórica para mim e é muito legal ver o amor dos fãs por todos os lados. Seja qual for o lado que você torce, aqui você será sempre bem-vindo de braços abertos. Tenho orgulho de chamar a Itália de lar, e para sempre”, escreveu em suas redes sociais o jogador.